Visão Geral e Benefícios

Software FMEA

Para os fabricantes em todo o mundo, o FMEA tornou-se sinônimo de melhoria contínua. Fluxos de Processo, FMEA, Plano de Controle e CEP possuem uma associação lógica entre si. O processo FMEA garante que produtos, processos ou técnicas de detecção sejam constantemente aprimorados. É fornecido um feedback contínuoaos engenheiros responsáveis pelo processo FMEA a partir dos resultados do CEP no chão de fábrica. O software DataLyzer FMEA é um módulo onde todos os dados são integrados com o banco de dados DataLyzer, fornecendo a possibilidade de trocar informações entre o CEP e o Fluxo de Processo/FMEA/Plano de Controle entre os diferentes colaboradores, suportando o requisito de que os FMEAs e os Planos de Controle sejam documentos flexíveis. ODataLyzer® FMEA é um dos módulos dos softwaresDataLyzer. O programa segue de perto a metodologia definida no IATF 16949. O DataLyzer FMEA pode ou não ser vinculado ao software de CEP DataLyzer Spectrum.

Os resultados da implementação do DataLyzer FMEA normalmente são:

  • Redução significativa do tempo de engenharia para preparar o Fluxo de Processo/FMEA/PC.
  • Registroapropriado dos conhecimentos de engenharia devido à configuração estruturada de FMEAs e PCspadrão e específicos.
  • É possível um acompanhamento eficiente da Ação.
  • Diminuição das falhas durante a auditoria do cliente ou do sistema.
  • Investimento de mais tempo na melhoria do processo e não na execução do sistema FMEA.
FNEA

Características

  • Personalize para sua empresa

Os símbolos de classificação e critérios FMEA podem ser personalizados, até mesmo por grupo de documentos. Podem ser utilizados textos padrão para FMEA e PC. Esta configuração garante consistência e economia do tempo gasto na complementação de FMEAs. Níveis de alarme para números RPN, SOD ou severidade também podem ser definidos. As preferências adicionais de configuraçãosuportam a organização específicade acordo necessidades.

  • Níveis de usuários

O módulo FMEA oferece suporte a níveis de usuários, funções e permissões. Tenha acesso completo e controle a documentos específicos por meio de usuários, grupos de usuários, documentos ou grupos de documentos, tornando o DataLyzer FMEA mais adequado para uso mesmo em um ambiente multi-planta.

  • Criar e Gerar Fluxos de Processo

O fluxo de processo deve ser criado antes da criaçãodo FMEA de processo. O software suporta o desenvolvimento de um fluxo primário e secundário e oferece símbolos padrões. As alterações no fluxo de processo são atualizadas automaticamente no processo FMEA e vice-versa.

  • Validação IATF 16949

Não se preocupe com a formatação e apenas introduza os dados. As regras de validação podem ser aplicadas para assegurar que os regulamentos relevantes e os formatos ITAF 16949 prescritos sejam seguidos, não deixando espaço para erros. Isso é muito importante para os auditores. Ligação entre o fluxo de processo, FMEA e o Plano de Controle evita conflitos entre os 3 documentos.

  • Análise de causas

Determine a causa raiz com a abordagem dos "5 Porquês" para a resolução de problemas e a análise Ishikawa (Fishbone) registrados dentro do seu FMEA.

  • Ações abertas

Relate ações incompletas em qualquer FMEA e a partir de uma lista de ações abertas acesse diretamente o FMEA desejado.

  • Plano de Controle eficiente com a integração FMEA, CEP e o desenho do projeto

Importe características diretamente do software de baloneamento. Crie as cartas de controle CEP diretamente do Plano de Controle para minimizar a entrada de dados redundantes.

  • Flexibilidade & Necessidades específicas do usuário

Os diversos requisitos dos clientes exigem flexibilidade do software para auxiliar seus usuários no processo FMEA/PC. Adicionar colunas conforme os requisitos do cliente ou adicionar uma coluna de classificação para “Pass Throuth Caracteristics”(PTC) é fácil. Existem por documento seis campos específicos definidos pelo usuário que permitem a personalização de acordo com suas necessidades. Traduza o conteúdo do FMEA ou do Plano de Controle durante a impressão, permitindo a criação do PCna linguagem estabelecida pelo cliente e a impressão para os operadores no chão de fábrica em outra linguagem.

  • Relatórios

Imprima relatórios de Análise de Pareto da parte superior dos númerosX RPN de um documento ou de grupo de documentos.

  • Treinamento

O software DataLyzer FMEA é tão intuitivo que necessita de pouco tempo para sua utilização. Além do manual, disponibilizamos 12 vídeos tutoriais que explicam como configurar um FMEA através do Datalyzer FMEA.
Para assistir aos vídeos tutoriais Clique aqui.

Para mais informações, faça o download do PDF Clique aqui

Videos

Software DataLyzer FMEA

O filme abaixo da uma introdução ao Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) e como o software DataLyzer FMEA se enquadra no processo APQP.

Compreendendo a estrutura do FMEA

O filme abaixo proporciona uma boa compreensão da estrutura do documento FMEA e seus relacionamentos.

Manuais

Manuais

Introdução à Análise de Risco

Na versão conceitual da ISO 9000:2015 a Análise de Risco é um requisito. Este documento introduz à análise de risco e FMEA, a história do FMEA e como começar com FMEA e o layout para IATF 16949.

Gerenciando FMEAs

O que é necessário para tornar seu programa FMEA um sucesso? O que você precisa preparar antes de começar seus FMEAs e o que você precisa fazer para cada FMEA individualmente.

Classificação FMEA

Como os símbolos de classificação e as características especiais são usados no FMEA? Serão discutidos diferentes métodos para avaliação: SxOxD, OxD, SxO e Modos de Falha com severidade 9 e 10. Segurança e Modos de Falha crítica.

O Excel é a ferramenta certa para o FMEA?

O Excel não é a ferramenta ideal para criação do FMEA, podem existir tantos requisitos específicos para criação do FMEA que passa a ser muito complicada a implantação uma planilha..

Comparando FMEA com HACCP

HACCP é muito utilizado em indústrias alimentícias, enquanto o FMEA é utilizado nas demais. Quais seriam as semelhanças, as diferenças e as vantagens para as indústrias alimentícias aplicarem o FMEA.

FMEA e rentabilidade

Quais são os problemas que corrigimos e quanto eles nos custam? Quais são os custos atuais das devoluções dos clientes? O FMEA afeta a linha inferior ou superior? Como o FMEA pode gerar novos negócios?

Conhecendo o processo usando FMEAs padrão

ComoComo o conhecimento pode ser retido nos FMEAs para reutilização no desenvolvimento de novos produtos e processos.

Por que não Excel?

Por que escolher DataLyzer FMEA e não o Excel?

  • O layout IATF16949 para FMEAs é rigoroso. Criar o formato ordenado no Excel é demorado. Além de ajustar automaticamente o layout enquanto o usuário digita, o DataLyzer FMEA também garante que o formato prescrito seja respeitado. Para mais detalhes, clique abaixo em “ver tutorial”.
  • Como o Excel não suporta a estrutura básica FMEA e apenas permite copiar ou mover linhas, é impossível copiar ou mover partes da estrutura.
  • No Excel, FMEAs e PCs devem ser emitidos e versões mais antigas devem ser mantidas. Além disso, a emissão e criação de novos documentos exigem muito trabalho e procedimentos exigentes. As regras de validação do DataLyzer garantem que o FMEA esteja correto mesmo antes de ser lançado.
  • Usar FMEAs padrão para processos padronizados e adota-los como base para outros FMEAs economiza tempo. Embora isso possa ser configurado no Excel, é uma tarefa tediosa.
  • As ações abertas em FMEAs são gerenciadas em uma lista de ações, que podem ser impressas por um engenheiro responsável e classificadas por data de vencimento.
  • Os PCs são padronizados e podem ser traduzidos automaticamente antes da impressão.
  • Alterar o idioma do FMEA é simples e permite que você visualize as informações em seu idioma local.
  • Importar automaticamente as características para o PC a partir do software de baloneamento economiza tempo e esforço.

Consulte o manual "Working with FMEAs using Excel is passé" (O Excel é obsoleto para o trabalho com FMEAs) para obter mais detalhes sobre o assunto. Para facilitar a implantação do DataLyzer FMEA, e os FMEAs criados no Excel podem ser importados.

Baloneamento

APQP Integrado: Desenho - Baloneamento– CMM - Plano de Controle - CEP

Durante o APQP, o estabelecimento de características críticas no plano de controle é uma etapa fundamental, mas é um processo demorado e trabalhoso. As características são estabelecidas durante o desenvolvimento do processo e precisam ser inseridas no programa CMM, no plano de controle e no programa de CEP. Além disso, fornecedores precisam balonear o desenho recebido do cliente.

A integração da solução DataLyzer com software de terceiros permite:

  • Adicionar o baloneamento a um desenho, disponibilizando sua lista de características.
  • Esta lista pode ser importada para um programa CMM.
  • Crie um Plano de Controle baseado no FMEA.
  • Mapeie as características e as transfira para a máquina/dispositivo/jig/ferramenta de campo apropriada. Adicione também outros campos como, por exemplo, um tamanho fixo para um subgrupo ou um OCAP, que não estão disponíveis nas informações de baloneamento.
  • Exporte características para o software DataLyzer CEP.

Leia este documento para obter mais informações

Manuais


Introdução à Análise de Risco

Na versão conceitual da ISO 9000:2015 a Análise de Risco é um requisito. Este documento introduz à análise de risco e FMEA, a história do FMEA e como começar com FMEA e o layout para IATF 16949.

Gerenciando FMEAs

O que é necessário para tornar seu programa FMEA um sucesso? O que você precisa preparar antes de começar seus FMEAs e o que você precisa fazer para cada FMEA individualmente.

Classificação FMEA

Como os símbolos de classificação e as características especiais são usados no FMEA? Serão discutidos diferentes métodos para avaliação: SxOxD, OxD, SxO e Modos de Falha com severidade 9 e 10. Segurança e Modos de Falha crítica.

O Excel é a ferramenta certa para o FMEA?

O Excel não é a ferramenta ideal para criação do FMEA, podem existir tantos requisitos específicos para criação do FMEA que passa a ser muito complicada a implantação uma planilha.

Comparando FMEA com HACCP

HACCP é muito utilizado em indústrias alimentícias, enquanto o FMEA é utilizado nas demais. Quais seriam as semelhanças, as diferenças e as vantagens para as indústrias alimentícias aplicarem o FMEA.

FMEA e rentabilidade

Quais são os problemas que corrigimos e quanto eles nos custam? Quais são os custos atuais das devoluções dos clientes? O FMEA afeta a linha inferior ou superior? Como o FMEA pode gerar novos negócios?

Conhecendo o processo usando FMEAs padrão

Como o conhecimento pode ser retido nos FMEAs para reutilização no desenvolvimento de novos produtos e processos.


Por que não Excel?

Por que escolher DataLyzer FMEA e não o Excel?

  • O layout IATF16949 para FMEAs é rigoroso. Criar o formato ordenado no Excel é demorado. Além de ajustar automaticamente o layout enquanto o usuário digita, o DataLyzer FMEA também garante que o formato prescrito seja respeitado. Para mais detalhes, clique abaixo em “ver tutorial”.
  • Como o Excel não suporta a estrutura básica FMEA e apenas permite copiar ou mover linhas, é impossível copiar ou mover partes da estrutura.
  • No Excel, FMEAs e PCs devem ser emitidos e versões mais antigas devem ser mantidas. Além disso, a emissão e criação de novos documentos exigem muito trabalho e procedimentos exigentes. As regras de validação do DataLyzer garantem que o FMEA esteja correto mesmo antes de ser lançado.
  • Usar FMEAs padrão para processos padronizados e adota-los como base para outros FMEAs economiza tempo. Embora isso possa ser configurado no Excel, é uma tarefa tediosa.
  • As ações abertas em FMEAs são gerenciadas em uma lista de ações, que podem ser impressas por um engenheiro responsável e classificadas por data de vencimento.
  • Os PCs são padronizados e podem ser traduzidos automaticamente antes da impressão.
  • Alterar o idioma do FMEA é simples e permite que você visualize as informações em seu idioma local.
  • Importar automaticamente as características para o PC a partir do software de baloneamento economiza tempo e esforço.

Consulte o manual para obter mais detalhes sobre o assunto. Para facilitar a implantação do DataLyzer FMEA, e os FMEAs criados no Excel podem ser importados.


Baloneamento

APQP Integrado: Desenho - Baloneamento– CMM - Plano de Controle - CEP

Durante o APQP, o estabelecimento de características críticas no plano de controle é uma etapa fundamental, mas é um processo demorado e trabalhoso. As características são estabelecidas durante o desenvolvimento do processo e precisam ser inseridas no programa CMM, no plano de controle e no programa de CEP. Além disso, fornecedores precisam balonear o desenho recebido do cliente.

A integração da solução DataLyzer com software de terceiros permite:

  • Adicionar o baloneamento a um desenho, disponibilizando sua lista de características.
  • Esta lista pode ser importada para um programa CMM.
  • Crie um Plano de Controle baseado no FMEA.
  • Mapeie as características e as transfira para a máquina/dispositivo/jig/ferramenta de campo apropriada. Adicione também outros campos como, por exemplo, um tamanho fixo para um subgrupo ou um OCAP, que não estão disponíveis nas informações de baloneamento.
  • Exporte características para o software DataLyzer CEP.

Leia este documento para obter mais informações


2015 © DATALYZER | Todos os direitos reservados