O que é MSA?

MSA A análise de dados pode ser amplamente afetada pelo erro do sistema de medição. Instrumentos de medição, técnicas de inspeção de técnicos e fixação constituem todos um sistema de medição. Qualquer destes componentes pode introduzir variações no sistema de medição. Esta variação no sistema de medição é então refletida como parte da variação total do processo na análise do CEP e afeta negativamente as estatísticas de qualidade chave como Cp, Cpk, Pp, Ppk, etc. Cada processo contém variação inerente. As fontes de variação podem estar relacionadas a qualquer um dos insumos da mecânica do próprio processo à matéria-prima ou à consistência do pessoal. No entanto, é possível que a variação no processo de medição seja um contribuinte significativo para a variação global de um processo ou esteja proporcionando causas especiais de variação. Esta variação é analisada durante o processo MSA. MSA é um passo essencial em qualquer aplicação de controle de qualidade.

Existem vários tipos de variação:

Precisão

  • Repetibilidade - dentro de um operador ou equipamento
  • Reprodutibilidade - operador para operador ou atributo gage para atribuir gage

Exatidão

  • Estabilidade - precisão ao longo do tempo
  • Linear - Precisão em todo o intervalo de medição
  • Resolução
  • Tendência – valor verdadeiro para uma distribuição de probabilidade
Durante os estudos de Gage R&R, são analisadas a repetibilidade e a reprodutibilidade.

Repetibilidade do Gage

Gráfico Um sistema de medição relata o mesmo resultado quando é medido várias vezes pela mesma pessoa?
Um operador pode ser consistente na medição da mesma peça (característica) usando o mesmo calibre?
A repetibilidade também é referida como variação de equipamento, porque muitas vezes reflete sobre o modelo do equipamento ou condição.

Reprodutibilidade do Gage

Gráfico Um sistema de medição informa os mesmos resultados quando dois ou três operadores medem a mesma peça (característica) várias vezes?
A reprodutibilidade entre operadores é outra dimensão de variação num processo de medição.
A reprodutibilidade do calibre é também referida como variação do avaliador, porque reflete mais significativamente sobre a consistência dos operadores na utilização do sistema de medição.
Soluções para problemas de reprodutibilidade envolvem freqüentemente treinamento de operadores.
Os estudos de Gage R&R são geralmente compostos por dois componentes: variação de equipamento e variação do avaliador. Esses componentes servem para atentar na reparação ou aperfeiçoamento do próprio medidor (EV-variação de equipamento) ou treinamento de operadores para usar o medidor de forma correta ou mais consistente (variação AV-avaliador).

Pode-se utilizar a tolerância total (USL-LSL) ou a variação total do processo (6 sigma a partir de dados CEP de longo alcance) ou a variação total do estudo (6 sigma dos dados recolhidos apenas no estudo de calibração) para calcular a proporção utilizada no erro de medição.
Directrizes para a aceitação da repetibilidade de calibração e reprodutibilidade (% R&R):
Menos de 10% de erro a medição é aceitável, de 10% a 30% o sistema de medição pode ser aceitável dependendo do valor da importância da aplicação do calibre, custo de reparos ou melhoria e capacidade de processo, mais de 30% o sistema de medição precisa de melhorias (dependendo da capacidade do processo);
Tentar identificar os problemas e corrigi-los.
(Fonte AIAG - Manual MSA)

2015 © DATALYZER | Todos os direitos reservados