Visão Geral e Benefícios

Visão geral do software OEE

O software DataLyzer OEE é um módulo flexível com atuação em tempo real que pode adaptar a variação OEE desde registro manual de downtime até toda a coleta de dados de máquinas através de CLP, banco de dados ou sensores. Os dados dasmais variadas máquinas podem ser integrados, fornecendo uma única interface da planta inteira, painel de controle e relatórios do sistema OEE. O software DataLyzer OEE integra-se perfeitamente com o sistema DataLyzer CEP, trazendo benefícios para a TPM e ao CEP como técnicas de melhoria contínua.

Benefícios

  • Reduz a dependência nos vários fornecedores usando um único sistema que coleta dados da variedade de máquinas, tanto para OEE quanto para CEP
  • Baixos CAPEX ao se utilizar um único sistema para CEP e OEE
  • Os operadores utilizam umaúnica interface para inserir os dados de CEP e OEE, prevenindo a redundância de dados
  • As ferramentas estatísticasirão melhorar a análise dos dados OEE
  • Abordagem em fases ou em 3 etapas: OEE manual no início ou fim do turno; OEE manual em tempo real; OEE automatizado em tempo real
  • Um fornecedor de software com conhecimento de ambas as técnicas pode ajudar a gerência de forma mais eficaz no caminho para a melhoria contínua

Características

  • Crie e personalize suas próprias Categorias de Tempo

Os downtimes são organizados em categorias de tempo. Cada empresa pode usar suas próprias categorias de tempo: tempo de falha, tempo de espera, tempo de configuração, pausa, etc. O DataLyzer permite a criação de suas próprias categorias de tempo, no entanto, para garantir o cálculo adequado do OEE, essas categorias de tempo seriam mapeadas para um dos tipos de perdas, como, por exemplo, tempo de inatividade planejado, tempo de inatividade não planejado, perda de desempenho ou perda de qualidade.

  • Coleta de dados

Os dados podem ser coletados manualmente pelos operadores: downtime, causas e dados de produção. Os dados também podem ser coletados automaticamente a partir do CLP, banco de dados ou sensores, dependendo das informações que as máquinas geram. As informações necessárias que faltarem para calcular o OEE podem ser preenchidas mais tarde.

  • Autorização baseada em função

Podem ser criadas diversas funções com diferentes privilégios e permissões de acesso a diferentes partes do DataLyzer OEE. Os usuários podem ser atribuídos a essas funções, restringindo assim o acessodos mesmos. Por exemplo, os operadores podem ser criados para inserir informações de tempo de inatividade sem acesso às configuraçõese aos relatórios. Apenas a equipe executivapodendo ter acesso aos relatórios.

  • Registrando Causas por Máquina

O DataLyzer permite a criação de até 5000 causas diferentes por máquina permitindo a flexibilidade para atribuir causas de downtime por máquina. Essa funcionalidade garante que os operadores possam selecionar as causas a partir de uma lista predefinida. O DataLyzer também pode permitir que operadores ou engenheiros alterem a causa depois que a causa raiz de downtime for determinada.

  • Horários e turnos

As máquinas podem ser agrupadas e atribuídas a uma programação de horários específica. Um cronograma pode ser predefinido para os turnos da semana. Várias programações podem ser utilizadas simultaneamente.

  • Cálculo automático baseado em turnos ou execuções

Uma vez que os horários estão atribuídos a máquinas,o DataLyzer irá calcular automaticamente as perdas no final do turno. Quando um produto é alterado, os resultados de execução serão calculados automaticamente. As perdas por turno ou execução também são registradas em uma carta de controle. Isso dá uma melhor indicação quando algo está diferente das operações normais.

  • Produtos e indicadores das máquinas

Os indicadores de desempenho das máquinas variam de acordo como produto e a máquina analisada. O DataLyzer permite definir indicadores e taxas da máquina para diferentes combinações de produto/máquina. Os operadores podem simplesmente usar o Datalyzer para selecionar ou alterar um produto para as máquinas e os cálculos são executados automaticamente para a execução final de produção.

  • Combinações ilimitadas de relatórios utilizando OLAP

Além do conjunto padrão de relatórios OEE, gráficos de Pareto, tempo médio entre falha (MTBF) e tempo médio para reparo (MTTR), o DataLyzer oferece inúmeras possibilidades para gerar relatórios usando a ferramenta para relatórios OLAP, que funciona de forma semelhante ao recurso Excel Pivoting. Os relatórios podem ser definidos pelo método de arrastar e soltar os campos de dados em linhas ou colunas, pela definiçãodefiltros e Σ como cálculos de soma, média, contagem, desvio SD, e assim por diante..

  • Empregue ferramentas CEP no OEE

Um recurso exclusivo do DataLyzer OEE é que ele permite a utilização de ferramentas CEP para a análise de dados OEE da produção. Por exemplo, o downtime é automaticamente registrado em cartas de controle de atributos, o que auxilia a análiseda variação do tempo de inatividade e a eliminar as causas especiais da variação, para assim ter uma variação estável e previsível por máquina. De forma semelhante,podem ser registrados em cartas de controledefeitos de qualidade por turno ou execução, simplificando a coleta de dados e viabilizando a utilização deferramentas CEP em defeitos de qualidade por produto.

  • Integração com Ações de Follow-Up

Quando os problemas exigem follow-up, é necessário o início de ações corretivas e preventivas (CAPA). O OEE permite a integração com o sistema DataLyzer CAPA.

Para mais informações, faça o download do PDF Clique aqui

Videos

IMPLEMENTAÇÃO DO SOFTWARE DO DATALYZER OEE

O OEE é implementado em 3 fases. Primeiramente, a execução é manualao final de um turno ou utilizando o software DataLyzer CEP. A segunda fase consiste em utilizar o OEE para inserir os tempos de inatividade no módulo OEE em tempo real. Na terceira fase, os dados são enviados automaticamente dos sensores ou da máquina. Os 2 filmes abaixo mostram exemplos da primeira e segunda fase.

Software DataLyzer OEE

O vídeo abaixo mostra como CEP e OEE são implementados no AFA Dispensing group

Manuais

Manuais

Implementando OEE utilizando DataLyzer Spectrum

Este documento mostra como você pode começar com aimplementação do OEE e como utilizar o módulo DataLyzer CEP para registrar os dados, executar os cálculos e criar relatórios.

Manuais


Implementando OEE utilizando DataLyzer Spectrum

Este documento mostra como você pode começar com aimplementação do OEE e como utilizar o módulo DataLyzer CEP para registrar os dados, executar os cálculos e criar relatórios.


2015 © DATALYZER | Todos os direitos reservados