CEP - Controle Estatístico de Processo
Processos múltiplos produzindo o mesmo produto

Palavras Chave: parte, processo, produto, seqüência, parâmetro, configuração, busca.

Sumário

Quando múltiplos processos são usados para criar o mesmo produto, há duas opções para a configuração do sistema. Esta nota da aplicação explicará estas opções, suas vantagens e desvantagens, e como aplicá-los ao seu sistema DataLyzer®. Esta nota da aplicação supõe que você já tem um conhecimento precedente do DataLyzer® Spectrum. Para mais informação, consulte o seu manual de usuário do DataLyzer® Spectrum.

Método 1: Use 1 Parte para CADA processo original

Usando o método um, uma parte separada é criada para cada processo único (exclusivo). Por exemplo, se duas máquinas estiverem produzindo a mesma parte, uma parte separada deve ser criada para a máquina 1 e para a máquina 2. O recurso “Copiar Parte” pode ser usado para criar rapidamente e facilmente partes duplicadas de uma outra parte. As seqüências separadas devem ser criadas para ambas as partes. Se este método for uma prática comum, uma nomeação convencional do grupo de dados deve ser estabelecida para fácil organização e manipulação dos dados.

Vantagens: Fácil de instalar / configurar e adicionar processos em uma data posterior. Fácil compreensão interpretação dos dados.

Desvantagens: Os dados são fragmentados em diversas peças, e é difícil visualizar relatórios combinados para algum ou todo o processo. Requer muitos dados da parte.

Configuração: A configuração para este sistema é similar à configuração de qualquer outro DataLyzer® Spectrum. Crie uma parte individual para cada processo, cada uma com suas próprias características e seqüências. Ao inserir dados, certifique-se de ter selecionado a seqüência correta.

Sugestões: Uma maneira fácil para distinguir processos similares é agrupá-los em seu próprio grupo de dados. Por exemplo, se quatro máquinas idênticas forem usadas para fazer o mesmo produto, os produtos feitos por aquelas máquinas podem ser criados em seu próprio grupo de dados para maior clareza e para identificar que os produtos são similares. Se seu sistema incluir satélites, é também conveniente colocar cada processo individual em um satélite separado.

Método 2: Use 1 parte para TODOS os processos similares

Usando o método dois, processos similares funcionam fora da porção de uma parte. Os processos podem ser diferenciados usando parâmetros, e os parâmetros podem ser classificados para mostrar cada processo individual, ou todos os processos como um todo. Uma parte é criada para representar diversos processos, e muitas seqüências idênticas baseadas na informação do parâmetro são criadas para a inserção de dados, assim cada seqüência representa um processo.

Vantagens: Mais robusto na manipulação / visualização de dados uma vez que os dados são inseridos.

Desvantagens: Requer mais conhecimento do software DataLyzer® Spectrum.

Configuração: Para configurar este sistema, crie primeiramente uma única parte para o produto. Crie as características a serem medidas dentro do produto. Na janela principal do DataLyzer® Spectrum, selecione Configuração / Definir Parâmetros. Crie um parâmetro para diferenciar processos similares e para atribuí-los à parte associada. Por exemplo, se quatro máquinas idênticas produzirem quatro produtos idênticos, um parâmetro chamado "Máquina #" pode ser usado para diferenciar cada máquina. Você pode permitir que os usuários selecionem os parâmetros de uma lista ou deixá-los inserir um valor cada vez que os dados são inseridos. A etapa seguinte é criar uma seqüência separada baseada na mesma parte e nas mesmas características para cada processo. Ao inserir dados, o operador deve entrar com o número da máquina ou outro parâmetro diferenciando-se cada vez que um subgrupo é inserido.

Sugestões: A facilidade da busca do parâmetro é um método ideal para usar-se com esta configuração. Este método permite que cada seqüência seja configurada para mostrar os valores que combinam um determinado parâmetro. Por exemplo, a seqüência abaixo mostraria somente os dados coletados na máquina número 134-LDM-583. Cada seqüência pode ser atribuída a uma máquina assim que os dados mostrados são originais à máquina. Todos os dados podem ser visualizados observando a parte como um todo. Para mais informações na facilidade da busca do parâmetro, consulte à nota da aplicação situada em http://www.datalyzer.com/productsupport/spectrum/docs/51paramsearch.html

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 161

http://www.datalyzer.com.br