Mostrar Qui2 em Análise de Capabilidade

Palavras Chave: Qui-Quadrado, mostrar, capabilidade, histograma, relatório, visualizar, distribuição.

Resumo

Os pacotes do DataLyzer® Spectrum com C9 no código de registro têm a capacidade de mostrar os resultados dos testes Qui-Quadrado para uma distribuição normal em análise de capabilidade. Esta nota de aplicação vai explanar como ativar este recurso em seu pacote de programa.

Procedimento

Para ativar este recurso globalmente, selecione Configurações/Preferências/Preferências Estatísticas a partir do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Para ativar este recurso em uma característica individual, abra a característica designada. Selecione Preferências/Configurar Preferências a partir da tela de definição da característica.

Pressione a tabulação de cálculo de capabilidade. Selecione a caixa de seleção “Mostrar o valor de Qui-Quadrado”. Pressione o botão “Salvar” e então o botão “Sair”.

Resultado

Quando estiver vendo o relatório de análise de capabilidade, serão mostrados o valor de Qui-Quadrado, os graus de liberdade, e o tipo de distribuição.

Como funciona o teste Qui2 (Chi-Sqr):

O teste Qui-Quadrado compara os resultados esperados das distribuições conhecidas e compara os resultados tomados da amostragem. Neste caso, os resultados dos dados tomados, os quais foram agrupados em células de histograma é comparado contra o resultado esperado para cada célula baseado em uma distribuição normal com a média e o desvio padrão dos dados coletados. Para reduzir os efeitos dos erros de pequenas amostragens, a freqüência mínima esperada em qualquer grupo utilizado é de 5%. Para realizar isto, as células adjacentes são combinadas enquanto estiver se movimentando da esquerda para a direita através das células do histograma. Um teste estatístico de Qui2 é calculado a partir de uma fórmula no Apêndice A do Manual do Usuário do DataLyzer® Spectrum. Para comparar os testes estatísticos com o máximo de distribuição de Qui2 o número de graus de liberdade deve também ser determinado. Um grau de liberdade é acumulado para cada grupo de células cujo os dados combinados é acumulado para cada teste estatístico requerido para a análise. Neste caso, os testes estatísticos incluem: Média (Barra-X) da população, o desvio padrão (sigma) e o teste estatístico Qui2. Assim, o número total de graus de liberdade neste caso (14-3) é igual a 11. Caso o teste estatístico (calculado ou adquirido a partir de uma tabela) for maior que as estatísticas Qui2 calculadas para a distribuição atual, se presume que seja normal com 99% de confiança.

Para mais informações a respeito destes cálculos veja o Manual do Usuário do DataLyzer Spectrum – Apêndice A.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 179

http://www.datalyzer.com.br