DataLyzer® Spectrum validação do programa SPC

Palavras Chave: ISO9000, QS9000, validação, aprovação, versão, exatidão.

Objetivo

A finalidade deste documento é descrever duas técnicas geralmente usadas na validação do software para usuários do DataLyzer® Spectrum SPC. A primeira compara resultados do software a documentos externos, e o segundo usa padrões internamente produzidos da referência.

Descrição

Cada versão do produto do DataLyzer® Spectrum submete-se a testar e a validar versão-a-versão. As horas de testes automatizados são executadas, junto com testes manuais para características novas e ações corretivas executadas. Não obstante, os usuários desenvolvem freqüentemente seu próprio procedimento de validação para dados e relatórios do sistema – casos de teste que representam casos típicos de modo que a exatidão e a funcionalidade do software possam ser verificadas. O validação do software é requerida freqüentemente para a conformidade ISO e QS9000 como parte manual da qualidade de uma companhia. O procedimento poderia ser usado para validar novas versões de software cada vez que são recebidas do fabricante antes que as versões velhas sejam aposentadas ou empregadas em uma base mais regular, se a integridade do armazenamento dos dados e do programa estiver suspeita.

Duas técnicas são usadas:

O primeiro método deve estabelecer uma fonte externa para dados e análise do SPC como um padrão. Um tal padrão é o manual estatístico do Controle-SPC do processo de AIAG. Selecione as fontes que fornecem resultados inteiramente documentados (isto é todos os cálculos). Digite os dados deste manual no pacote de DataLyzer® e imprima os relatórios a serem usados (X-barra & carta de R, histograma, p, np, C, U, etc.). Compare os resultados nos relatórios impressos pelo software àqueles no manual. São resultados similares e exatos (podem as diferenças ser devido ao erro se arredondando)? Se as discrepâncias entre o software resultarem e as originais dos padrões aparecerem, podem ser explicados?

O segundo método é similar ao primeiro a não ser que você crie seus próprios métodos originais internos de validação para relatórios. Verifique e verifique novamente se a matemática está certa e correta. Incorpore os dados no pacote de DataLyzer® e copie nos relatórios desejados. Compare os resultados nos relatórios a seus padrões internos do relatório. São resultados similares e exatos (podem as diferenças ser devido ao erro se arredondando)? Se as discrepâncias entre o software resultarem e as originais dos padrões aparecerem, podem ser explicados? Forneça todos os cálculos para a revisão como uma base para a comparação.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 104

http://www.datalyzer.com.br