Alertas Automáticos de E-mail (programas da ver. 1.98 adiante)

Palavras chaves: Documentação, E-mail, alerta, FDC, alertas, além, excede, limites da especificação, limites das especs., limites razoáveis.

O que é isto?

As versões do DataLyzer® Spectrum da 1.74 adiante podem ser configuradas para enviar alertas via e-mail assim que um processo sai do controle ou se uma leitura exceder seus limites de especificação ou se uma leitura exceder seus limites razoáveis. Estas são as chamadas condições de alarme. Os alertas podem ser especificados por característica (assim os alertas de uma característica são enviados a um engenheiro de qualidade específico) ou podem ser emitidos a um ou mais endereços globais de e-mails, no caso de que um indivíduo seja responsável por uma empresa inteira.

Quem poderia desejar alertas por e-mail e porque?

Um gerente de qualidade pode querer ser alertado quando uma condição de alarme ocorre em sua organização. Os engenheiros individuais de qualidade que são responsáveis pelos processos particulares podem também ter a necessidade de ser contatados cada vez que uma destas circunstâncias existir em suas áreas. Alcançando automaticamente aos usuários, esta facilidade do e-mail ajuda na detenção das não conformidades e na documentação. Isso oferece aos usuários uma ferramenta poderosa para minimizar a quantidade de processos restantes funcionando fora do controle e reduz o tempo de resposta para as condições fora de especificação/ além dos limites razoáveis.

Como você pode configurar isto?

Configure Seu Servidor de E-mail
Vá às definições de Configuração-Variáveis do Sistema e então acesse a aba "Identidade". Preencha os campos "Nome", "E-mail", e “Servidor SMTP” (para saída de correio) (contate Seu Administrador de Sistema ou o Provedor de Serviços de Internet para obter as informações sobre seu servidor de SMTP). Os formatos típicos dados para o cadastro do usuário de SMTP são: smtp.nomedoservidor.net ou mail.nomedoservidor.com.

Configuração dos Alertas

Para configurar os alertas, vá até Configurações/Alertas Globais. Está janela permite que você configure as regras para o envio automático de e-mails de alerta para um ou mais receptores para todas as características.

Para os alertas específicos das características, abra a característica para a qual você gostaria de configurar os alarmes de e-mail, a seguir vá até Preferências/Alertas. Esta janela permite que você ajuste as regras para emitir alertas automáticos de e-mail a um ou mais receptores somente para a característica atual.

A transmissão específica dos e-mails das características será emitida além dos alertas globais. Se você preferir usar somente os alertas específicos da característica, não selecione nenhuma das caixas na janela de alertas globais.

Selecione a condição de alerta para a qual você gostaria que um alerta de e-mail fosse emitido. Se mais de uma circunstância for selecionada, um alerta será emitido quando algumas das circunstâncias selecionadas ocorrerem. Na lista “Endereços de E-mail Existentes:”, selecione a caixa ao lado do(s) nome(s)/endereço(s) a quem você quer que o alerta seja emitido.

Para adicionar um novo endereço de E-mail à lista de endereços existentes, insira o endereço de E-mail no campo “Novo endereço de E-mail:” e insira o nome da pessoa no campo “Novo nome (opcional):” e pressione o botão "Adicionar". Todos os endereços do E-mail adicionados aqui estarão disponíveis em todo o programa. Para apagar um endereço, você deve usar a área Configuração/Preferências/Atribuições dos Alertas.

Pressionando o botão “Servidor” em “Configurar Alertas” a janela abre a aba “Identidade” da janela de “Definições do Sistema”.

Pressione o botão "Salvar" para salvar as alterações que você fez. Pressione o botão “Reiniciar” para restaurar todas as respostas aos últimos ajustes salvos.

Resultado

Depois que uma das condições de alertas selecionados ocorre, um e-mail será emitido automaticamente aos receptores especificados na área de alertas globais ou específicos da característica. O e-mail conterá o nome da parte, o nome da característica, o tempo do subgrupo, e a condição de alarme. A seguir temos um exemplo de um e-mail de alarme de FDC:

A(s) seguinte(s) condição(s) de alarme ocorreram:
FDC.
Parte: CARTA DE TESTE
Característica: TESTE DE IMPORTAÇÃO
Subgrupo ingressado: 5/6/2003 11:35:41

Erros

Os seguintes erros podem aparecer se o DataLyzer® for incapaz de conectar ao servidor de e-mail ou a Internet:

Este erro indica que você entrou com um nome errado do usuário no campo do Servidor de SMTP.

Uma vez que as configurações de e-mail são corrigidas o DataLyzer® poderá se conectar corretamente ao servidor de e-mail e a Internet, o DataLyzer® recomeçará a emitir e-mails de FDC.

Servidor de Comunicação

Utilizar um Servidor de Comunicação para troca de alertas de e-mails não é estritamente suportado, entretanto, se o serviço de SMTP for utilizado, muitos clientes relataram o sucesso em configurar seus sistemas do DataLyzer® Spectrum da seguinte maneira:

Na aba de Identidade:

O campo de e-mail deve conter o endereço de e-mail da pessoa que é registrada nessa estação da rede que está usando o programa do Hub do DataLyzer®. Seu departamento de TI pode desejar criar especificamente um usuário que entra no sistema com uma identificação igual a sua identificação de e-mail para que esta estação permita o uso automático do e-mail. Se isto é praticável ou não depende de outros fatores internos em sua empresa.

O campo do usuário de SMTP deve conter o nome do servidor de correio ou de seu IP ADDRESS (por exemplo mail.ABC.com).

O campo nome não afeta a implementação do servidor de comunicação. Isto será relatado no campo “De:” do e-mail que está sendo emitido.

Tão logo o endereço de e-mail é atribuído ao usuário que entrou na estação do Hub do DataLyzer®, as exigências do servidor de comunicação serão satisfeitas e o recurso de e-mail do DataLyzer® deve funcionar.

Nota de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.
Número de Controle: 21

http://www.datalyzer.com.br