CEP - Controle Estatístico de Processo
Ativar/Desativar Características

Palavras chaves: ativar, desativar, parte, seqüência, característica, ocultar, desempenho.

Sumário

A fim de otimizar o desempenho, a partir das versões do DataLyzer® Spectrum 1.94 adiante, registradas com o código de registro B5 têm a habilidade de desativar e reativar a parte, a característica, e os arquivos de seqüência. Esta nota de aplicativo explicará como desativar e reativar a parte não utilizada e os arquivos de características.

Método

Este método foi criado para usuários com as bases de dados grandes onde todas as partes ou os arquivos de características não são usados de uma só vez. Se uma parte ou uma característica não estiver sendo utilizada atualmente, e não houver nenhum plano de utilização num futuro previsível, os arquivos das partes ou das características podem ser desativados para um melhor desempenho. Desativar arquivos pode também ser usado quando um arquivo não é mais utilizado, mas você não quer exclui-lo da base de dados.

Desativar uma parte ou uma característica não exclui seus dados; os dados são simplesmente escondidos até que a parte ou a característica seja reativada. Quando uma parte ou uma característica é desativada, será removida de todos os relatórios, é removida de todas as caixas de seleção de parte/característica, deste modo os dados não podem ser inseridos nela. Também é removida das seqüências assim também como dos monitores do Satélite e Executivo.

Procedimento de Desativação/Reativação da Parte

Para desativar uma parte, selecione Arquivo\Desativar Parte na janela do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Uma janela de seleção aparecerá mostrando todas as partes ativadas. Selecione a parte que você deseja desativar e pressione“Ok”. A parte desaparecerá da caixa de seleção de partes, mostrando que está desativada. Continue este processo para desativar tantas partes quanto você quiser. Pressione “Cancelar” para sair da janela de desativação.

Para reativar uma parte, pressione o botão “Mostrar Inativo”. Observe que o título da janela muda de “Desativar Parte” para “Reativar Parte” (ou característica ou seqüência). Selecione as partes que você deseja restaurar e pressione “Ok”. A parte vai desaparecer da lista de inativos e será restaurada.

Quando uma parte inteira é desativada, todas as seqüências associadas com a parte serão também automaticamente desativadas. Adicionalmente, as seqüências são removidas de todas as páginas dos satélites e monitores executivos. Quando a parte é reativada, todas as seqüências associadas serão automaticamente reativadas, mas devem ser adicionadas ao satélite manualmente, se desejadas.

Procedimento de Desativação/Reativação de Características

Para desativar uma característica, selecione Arquivo\Desativar Característica na janela do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Uma janela de seleção aparecerá mostrando todas as partes ativas. Selecione a parte cujas características você deseja desativar e pressione “Ok”. Uma outra janela de seleção aparecerá mostrando todas as características ativas para a parte selecionada. Selecione a característica que você deseja desativar e pressionar “Ok”. A característica desaparecerá da caixa de seleção da parte, mostrando que está desativada. Continue este processo para desativar tantas características quanto você quiser. Pressione o botão “Cancelar” para sair da janela de desativação. Para reativar uma característica, pressione o botão “Mostrar Inativo” para ver todas as características desativadas. Selecione a característica que você deseja restaurar e pressione “Ok”. A característica desaparecerá da caixa de seleção de inativos e será restaurada.

Quando uma única característica é desativada, ela é suprimida automaticamente de todas as seqüências com que for associada. As seqüências ficam ativas e mantêm-se nesta condição nos monitores satélites e executivos. Quando a característica é restaurada, deve manualmente ser restaurada a todas as seqüências que previamente façam parte.

NOTA: para evitar confusão, consulte sempre o título da janela antes de desativar/reativar partes. Se o título for “Reativar...”, selecione um arquivo e pressione “Ok” para restaurá-lo. Se o título for “Desativar”, selecione um arquivo e pressione “Ok” para desativá-lo.

Nota de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.
Número de Controle: 212

http://www.datalyzer.com.br