CEP - Controle Estatístico de Processo
Listas de verificação consolidadas do Operador com DataLyzer® Spectrum

Palavras Chave: lista de verificação, operador, lançamento, programa externo, carta p, seqüência, Microsoft® Excel, ISO 9000, QS9000, folha da verificação, verificações de hora em hora.

Sumário

Freqüentemente, quando os gerentes começam a usar o DataLyzer® Spectrum, o procedimento atual do operador deve ser mudado de alguma maneira a adequar o uso do software DataLyzer®. A equipe de funcionários em SCS recomenda dois métodos para incorporar um sistema existente da lista de verificação do operador com o software DataLyzer®:

1 - O software do spectrum de DataLyzer® registrado com o C1 no código do registro pode executar um programa externo tal como Microsoft® Excel para a introdução de dados em uma lista de verificação existente do operador cada vez que uma seqüência é executada.

2 - A lista de verificação existente pode ser convertida em uma carta do atributo de sim/não no DataLyzer® Spectrum e é tratada como uma característica de atributo ao executar uma seqüência.

Primeiro Método: Lista externa de verificação de Lançamento

O primeiro método é a maneira mais fácil de consolidar os arquivos de verificação existentes com o DataLyzer® Spectrum. Arquivos de dados em seqüências podem ser configurados para abrirem um programa externo cada vez que são executados. Se as listas de verificação já existirem em um arquivo, como no formulário de planilha eletrônica, podem simplesmente ser executadas em união com o DataLyzer® Spectrum. Para configurar esse recurso, crie e salve a seqüência de maneira comum. Abra a janela de configuração da seqüência que deseja editar e selecione Opções do menu principal. Selecione a guia “gage e importação de arquivo. No campo “Executar um programa externo”, entre com o caminho do arquivo que você carregar ou clique no botão de elipse para carregar usar a tela do Windows.

Para essa aplicação os campos “atraso” e “interrupção” devem ser deixados com seus valores padrão de 0.

Se você deseja abrir um arquivo especifico quando está carregando um programa externo, você pode adicionar um simples argumento para o campo de localização do arquivo. Depois do caminho do programa externo, entre com um espaço e então com a localização exata do arquivo.

Se você quiser abrir mais de um arquivo dentro do mesmo programa, liste cada um desses arquivos com o endereço completo separado com um espaço entre cada arquivo. Se o arquivo a ser aberto tiver espaços nele para localização do arquivo ou em seu nome, o trajeto inteiro do arquivo deve estar colocado nas citações. Para o exemplo, o seguinte arquivo pode ser aberto sem citações:

\\SERVER\Public\Operator_Checklist.xls

Mas o arquivo abaixo deve ser colocado nas citações porque há uns espaços no caminho do arquivo e em seu nome

\\SERVER\My Documents\Operator Checklist

Nota: Se seu sistema de DataLyzer® incluir múltiplas estações de trabalho ou satélites, note que a posição externa do arquivo deve ser a mesma em todas as estações de trabalho. Para evitar confusão, é melhor incluir a extensão da rede do computador no campo da posição do arquivo como mostrado nos exemplos acima.

Há um limite de 255 características no campo de localização do arquivo. Para mais informações de executar arquivos externos em uma seqüência, consulte a nota de aplicação: "Adicionando um arquivo exe a uma seqüência". Para ver se seu pacote de software é compatível com esse recurso, selecione no Datalyzer Spectrum Ajuda/Sobre DataLyzer do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Se o campo do número de série da janela que aparece contiver "C1", seu software pode usar recurso.

Nota: Primeiro método é desejável porque utiliza formulários já em uso e sob um controle de processo habitual. Não é desejável porque requer que o operador salve e renomeie o arquivo mestre toda vez que é usado.

Segundo Método: Lista consolidada de verificação na Carta-P

O segundo método é um processo ligeiramente mais longo para configurar, mas seu benefício é que a lista de verificação está armazenada na mesma base de dados que seus dados, e nenhum programa externo é necessário. Todos os dados podem ser alcançados dentro do DataLyzer® Spectrum.

Para configurar este recurso, crie uma nova característica atributo dentro da mesma parte que as outras características a serem coletadas. Para a facilidade de utilização, esta característica pode ser nomeada "lista de verificação" ou algo similar. Na área "Nome do defeito", incorpore cada artigo que deve ser verificado dentro da sua própria linha. Se desejado, você incorpora dados avançados no atributo característico como o tamanho e a unidade de amostra, mas estes dados não são necessários para uma lista de verificação. Crie uma seqüência ou adicione a característica a uma seqüência existente em um lugar que seja conveniente para a introdução de dados. Para o exemplo, a lista de verificação pode ser colocada como primeira característica na seqüência, assim que todos os artigos da lista de verificação são terminados antes da outra introdução de dados. Ou a lista de verificação podia ser a última característica de uma seqüência. Durante a introdução de dados, o operador deve incorporar um "1" a cada campo assim que terminar a tarefa atribuída. Neste caso, a carta do atributo deve ser interpretada como porcentagem de finalizados ao invés da porcentagem de defeitos.

Alternativa: Se amostras de dados devem ser feitas no meio da lista de verificação, você pode criar uma série de características da lista de verificação do atributo para que sejam misturadas com os dados de coleta das características.

Nota: O método dois é desejável porque integra o levantamento de dados da lista de verificação e o levantamento de dados variável sob uma aplicação DataLyzer®. Entretanto, requer maior treinamento do operador. Mas a freqüência do levantamento de dados pode ser reforçada através das características do intervalo de parada do levantamento de dados do DataLyzer usadas entre o Hub e os pacotes do satélite.

Para mais informações sobre a configuração da característica da seqüência e do atributo, consulte o manual de usuário do DataLyzer® Spectrum.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 219

http://www.datalyzer.com.br