Relatório Periódico de Variável Significativa - CPK

Palavras Chave: CPK, característica do produto chave, característica chave do controle, CPK, relatório mensal, Grupo de Impressão, Relatório Definido pelo Usuário, automotivo, variáveis significativas.

Sumário

A maioria das companhias automotoras e seus fornecedores são requeridos a gerar relatórios periódicos do controle de qualidade sobre o status de seus produtos. O DataLyzer® Spectrum pode facilmente ser configurado para criar rapidamente estes relatórios atualizando-os.

Exemplo da General Motors

Para este exemplo, nós focaremos nas características chaves de produtos da General Motors®. Os termos exatos usados podem ser pouco diferentes para sua companhia, mas deve haver a mesma definição geral.

De acordo com a GM em 1996, uma característica chave do produto é "uma característica do produto para qual antecipe razoavelmente a variação poderia significativamente afetar a segurança ou a conformidade do produto com padrões ou regulamentos governamentais, ou seja, afetar significativamente a satisfação do cliente com um produto”. Além disso, as características chaves do produto são quebradas frequentemente em dois grupos: (1) relacionado à segurança ou aos regulamentos e (2) relacionado ao ajuste ou à função de um produto.

A General Motors frequentemente requer relatórios do estado do controle estatístico de uma característica chave do produto. Algumas estatísticas que podem ser requisitadas são o número de subgrupos, porcentagem fora dos limites de controle, CPK, etc.

Definir Grupos e Impressão

Para criar esse relatório dentro do DataLyzer, primeiro crie um grupo de impressão contendo todos os arquivos a serem incluídos no relatório CPK. Selecione CONFIGURAÇÃO / DEFINIR GRUPOS DE IMPRESSÃO da janela principal do DataLyzer. No campo NOVO GRUPO DE IMPRESSÃO, insira o nome que você gostaria que tivesse e pressione ”OK”. O nome que você inseriu no campo NOVO GRUPO DE IMPRESSÃO irá agora se mover para o campo GRUPOS DE IMPRESSÃO EXISTENTES. Selecione o grupo de impressão e pressione o botão “ATRIBUIR” para atribuir as características a serem incluídas no relatório e pressione “OK”.

Se você desejar atribuir características adicionais de uma outra parte ou grupo de impressão, selecione novamente o nome do grupo da impressão e pressione "ATRIBUIR". Repita o processo acima para atribuir mais características ao grupo de impressão. Quando você estiver satisfeito com as características incluídas no grupo de impressão, pressione "CANCELAR" da janela “Definir Grupos de Impressão" para sair da tela. Se você tiver diversos CPK´s e desejar quebrá-los em grupos menores, você pode criar um grupo de impressão para as características que devem concordar com os regulamentos de segurança e um outro grupo de impressão para as características que estão relacionadas ao ajuste e à função do produto.

Depois de definido o grupo de impressão, características podem ser adicionadas para um grupo de impressão da janela de configuração da característica. Para acessar a janela de configuração da característica, selecione “ARQUIVO / ABRIR CARACTERÍSTICA” da tela principal do DataLyzer. Selecione a parte e a característica que você desejar adicionar ao grupo de impressão e pressione “OK”. Na janela de configuração da característica, selecione “OPÇÕES / GRUPOS DE IMPRESSÃO no menu principal. Uma janela ”Atribuir Características ao Grupo de Impressão” aparecerá com uma lista de todos os grupos de impressão disponíveis. Selecione todos os grupos de impressão que você gostaria que a característica seja incluída e pressione “OK”. Observe que é possível atribuir a característica a múltiplos grupos de impressão.

Configuração Relatório Definido pelo Usuário

Para criar um relatório, selecione “CONFIGURAÇÃO / DEFINIR RELATÓRIOS / DEFINIDO PELO USUÁRIO” da tela principal do DataLyzer. Na janela “Escolher ou criar um novo relatório...”, digite o nome que você quer para seu relatório e pressione “OK”. Uma nova janela de definição pelo usuário aparecerá:

fig.gif

Nos campos “TÍTULO” e “COMENTÁRIO”, insira o título e o comentário que você gostaria que aparecesse no relatório. No campo “MÍNIMO # DE SUBGRUPOS”, insira o número mínimo de subgrupos que deve ser inserido na característica para inclusão no relatório. Na área “GRÁFICOS”, um gráfico pode ser selecionado para adicionar dentro do relatório.

Na área “FORMATO”, selecione “ARQUIVO MÚLTIPLO”. Para atribuir o grupo de impressão CPK, pressione o botão “GRUPOS DE IMPRESSÃO”. Uma janela “Grupos de Impressão” aparecerá: Selecione o grupo de impressão que irá ser incluído no relatório e pressione “OK”. Depois, pressione o botão “Grupos de Dados”, e selecione cada grupo de dados que será incluído no grupo de impressão selecionado.

Nota: Se você não incluir todos os grupos de dados que estão inclusos nos grupos de impressão, os dados dos grupos de dados não inclusos não estarão no relatório.

Na área “TABELA DE DADOS”, selecione se você quer que o relatório seja no modo paisagem ou retrato. Relatórios no modo paisagem podem possuir mais colunas de estatística porque são mais largos. A área “Largura Disponível” mostra quantas colunas estão disponíveis no relatório. Esta área não pode ser editada. A área “Largura do Relatório” mostra qual será a largura fazendo um exame das estatísticas selecionadas.

Adicionando Estatísticas no Relatório

A janela “Estatísticas Disponíveis” localizada na parte direita da janela de configuração contém uma lista de todas as estatísticas disponíveis para inclusão no relatório. Um duplo clique sobre o nome da estatística para incluí-la. Quando uma estatística é incluída no relatório, ela aparecerá na janela de “Estatísticas Selecionadas" localizada ao centro, na parte inferior da janela de configuração. O número seguido das estatísticas é um número de referência para mostrar o comprimento e o quanto ocupará no relatório. Depois que cada característica é adicionada ao relatório, o número de "Largura do Relatório" aumentará para mostrar a nova largura do relatório. Para mais informações das estatísticas disponíveis no relatório, veja a nota de aplicação 114 DataLyzer® Spectrum, "Relatório Definido pelo Usuário - Estatísticas Disponíveis”.

Imprimindo o Relatório

Para imprimir o relatório CPK, selecione “RELATÓRIOS / RESUMOS / DEFINIDO PELO USUÁRIO da janela principal do DataLyzer. Selecione o relatório que você deseja imprimir e pressione “OK”. Escolha a parte, as características desejadas e clique em “OK”. Você poderá imprimir em HTML e a partir de então imprimir em papel. Se você deseja mudar alguma coisa no relatório, selecione “ARQUIVO / CANCELAR” ou pressione “Ctrl”+”X” para sair.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 108

http://www.datalyzer.com.br