SPC – Um Resumo Não Técnico

Palavras Chave: Spc, controle estatístico do processo, amostra, população, subconjunto, subgrupo, estatística, variação, limite de controle, processo.

Sumário

Esta nota da aplicação dá uma explanação não técnica do controle do processo estatístico.

Sempre que você analisa uma amostra aleatória de uma população grande, esse subconjunto (ou o subgrupo) deve ser estatisticamente similar à população maior.

O SPC toma isso como principal e amplia com o passar do tempo para verificar as amostras pequenas (chamadas subgrupos) feitas em intervalos regulares de tempo, continua a assemelhar-se como a população maior enxergava originalmente.

O controle do processo estatístico faz isto comparando dentro da variação do subgrupo e entre a variação do subgrupo.

Isto é conseguido estabelecendo os “limites de controle" baseados dentro da variação do subgrupo (ou das escalas do subgrupo). As médias do subgrupo então são traçadas de encontro a estes limites. A diferença entre cada subgrupo que as médias traçam é o tempo excedente que reflete "entre a variação do subgrupo" e mostra como o processo subjacente tem se comportado.

Desde que, como indicado acima, o subgrupo atual se assemelhe ao estado atual da população maior subjacente (processo) que gera os dados, pode-se supor que há uma probabilidade elevada que uma mudança ocorreu na população ou no processo subjacente que estão sendo monitorados. Isto significa que o processo de produção que está sendo monitorado deve ser parado e trazido para trás na linha.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 224

http://www.datalyzer.com.br