Monitoração de máquina com DataLyzer® Spectrum em Indústria de Plástico

Palavras Chave: plástico.

Introdução

A Melhoria contínua por SPC começa controlando características de qualidade e tentando achar causas de variação no caso de uma característica de qualidade fora de controle.

No próximo passo, tentamos relatar os processos de configuração para o resultado de qualidade e produção. Através do processo de análise, configurações e relacionamento destas, nós podemos tentar encontrar a ótima configuração para o processo, mas também podemos determinar quais são as configurações criticas do processo que devem ser monitoradas para encontrar problemas que eventualmente podem ocorrer. Integrando a monitoração da máquina com o controle offline da carta você pode ter melhor de ambos os mundos dentro do DataLyzer® Spectrum.

Monitoramento da máquina

Para monitorar a condição da máquina, os dados devem ser exportados através da porta RS 232 no final de cada ciclo.

A conexão com a porta RS 232 é para converter através do conversor de dados RS 232 a informação para TCP/IP que pode ser enviada em uma rede padrão para qualquer PC na rede.

No PC, você pode ter um Satellite padrão rodando. A tela mostra a qualidade das características para os produtos e também os parâmetros requeridos para a máquina.

Uma aplicação especial (Monitoração do módulo) lê os dados vindos da rede e armazena na base de dados do DataLyzer®.

Na configuração acima você pode definir qual freqüência e tamanho de amostra irá armazenar os parâmetros de máquina no DataLyzer®.

Correlação entre parâmetros de máquina e características de produto

Para fazer a correlação entre parâmetros de máquina e características de produto você tem 3 opções:

Você pode usar as possibilidades de correlação padrão no DataLyzer® que torna possível correlatar de hora em hora as médias.

No módulo de monitoramento, podemos ler uma medida offline e podemos sincronizar isto com parâmetros de máquina do mesmo ciclo. O módulo de monitoramento lê os parâmetros da máquina e dentro de um tempo de pré-definido também lê os dados de um gage offline em uma escala de peso, por exemplo.

Este dado é combinado em uma sucessão que torna possível correlatar diretamente em um tempo específico.

A terceira opção é usar as possibilidades de correlação no Wizard SPC. Wizard SPC torna isto possível para correlações de análise baseado em um mesmo número (número de ciclo) ou em uma demora de tempo entre duas medidas.

Quais parâmetros são de interesse?

A quantia de parâmetros é enorme, mas debaixo de alguns parâmetros típicos são determinados quais poderiam ser monitorados pelo sistema contanto que o PLC exporte os dados por RS 232.

Moldagem de injeção

Tempo de ciclo, tempo de injeção total, molde tempo aberto, molde tempo fechado, tempo de abertura de molde, hora de fechamento de molde, tempo de Expulsão, almofada de Tiro, comprimento de tiro, cronometragem da plastificação, tempo de cura, tempo da suficiência, tempo do bloco, tempo de cura, tempo de enchimento do pacote, tempo seguro, taxa de injeção comum, distância de descompressão, parafuso RPM, pressão traseira, pressão de injeção do cume, pressão de braçadeira, pressão, ponto de orvalho, molde comum velocidade final, temperaturas,

Moldagem de sopro

Tempo de ciclo, baixa pressão tempo de sopro, alta pressão tempo de sopro, estira para sopro atrasado, molde tempo fechado, molde tempo aberto, do tempo da injeção, da pressão da injeção, da pressão traseira, do coxim do tiro, do comprimento do tiro, do RPM, do bocal e do tambor, temperaturas do dado, pressão principal do dado, corrente do motor, rotação RPM, umidade relativa, temperatura de óleo hidráulico, temperatura ambiental, perfil do parison, posição da haste do estiramento.

Extrusão

O tempo de ciclo, temperatura do dado, pressão principal do dado, parafuso RPM, corrente do motor da extrusão, temperaturas do forno, velocidade do rolo, velocidade do cortador.

O que você necessita para começar a ter este sistema funcionando

Você precisará de uma rede funcionando na fábrica baseada no protocolo TCP/IP. O CLP de cada máquina necessita estar conectado para poder emitir os parâmetros requeridos da máquina com um sinal RS232.

Cada máquina, necessitará de um conversor de RS232 a TCP/IP Os PCES devem ser conectados à rede onde você quer mostrar a informação do parâmetro da máquina em cartas do controle. Este pode ser PC do satélite que está em uso.

Você necessitará do módulo de monitoração que pode ser adaptado às exigências específicas da relação RS232 de suas máquinas.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 274

http://www.datalyzer.com.br