CEP - Controle Estatístico de Processo
Novas Opções do Gráfico de Bastão

Palavras Chave: B5, tamanho do subgrupo, parâmetro, amostra, característica.

Sumário

As versões do DataLyzer® Spectrum 1.99 e anteriores com o B5 no código de registro têm a habilidade de mostrar as cartas de bastão baseadas em características, em amostras, ou em parâmetros. Esta nota da aplicação explicará cada tipo de carta.

Gráfico de Bastão baseado em característica

O tipo mais comum de gráfico de bastão é usado para comparar a capabilidade entre diferentes características dentro de uma parte. Para visualizar um gráfico de bastão com múltiplas características, selecione “RELATÓRIOS / RESUMOS / GRÁFICO DE BASTÃO” do menu principal do DataLyzer Spectrum. Selecione uma parte e as características desejadas e pressione o botão “Visualizar”. Gráficos de bastão com múltiplas características será visto como no gráfico seguinte:

fig1.gif

Gráfico de Bastão com uma Característica

Gráficos de bastão baseados em uma única característica podem ser visualizados por amostra ou por parâmetro. A aplicação para estes relatórios deve mandar cada linha do bastão vir de um fator específico de um processo. Por exemplo, gráfico de bastão por amostra indica uma corrente específica de uma multi-corrente do processo, como um molde com múltiplas cavidades. Os resultados do gráfico de bastão por parâmetro são baseados nos fatores externos como “operador” ou “temperatura”. Dessa forma, cada bastão representa uma única característica, e as características não podem ser comparadas graficamente com nenhum dado adicional inserido na manipulação.

Gráfico de Bastão baseado em Amostra

Gráficos de bastão são baseados em amostra comparados a valores de cada grupo de amostra diante de cada outra. O primeiro dado da amostra de cada subgrupo será combinado dentro da primeira linha “bastão”, e a segunda amostra de cada será combinada com o segundo “bastão”, etc. O número de linhas “bastão” será, portanto igual ao tamanho do subgrupo. Para visualizar uma gráfico de bastão baseado em valores de amostras, selecione “RELATÓRIOS / RESUMOS / GRÁFICO DE BASTÃO” do menu principal do DataLyzer Spectrum. Selecione uma parte e uma característica e pressione o botão “Visualizar”.

fig2.gif

Uma janela similar mostrada acima aparecerá. Pressione o botão “Sim” para ver o gráfico de bastão baseado em amostras. O seguinte gráfico de bastão é uma característica com um número de subgrupos igual a 5.

fig3.gif

Gráfico de Bastão baseado em Parâmetro

Gráficos de bastão baseados em parâmetros podem ser mostrados entre diferentes valores de parâmetros. No exemplo abaixo, o gráfico de bastão é baseado no valor do campo “Operador”. Isso mostra uma capacidade diferente ou uma linha de “bastão” para cada valor diferente inserido para o parâmetro. Para visualizar um gráfico de bastão baseado em valores de parâmetros, selecione “RELATÓRIOS / RESUMOS / GRÁFICO DE BASTÃO” do menu principal do DataLyzer Spectrum. Selecione uma parte e uma característica e pressione o botão “Visualizar”. Uma janela aparecerá perguntando qual tipo de gráfico de bastão você deseja ver. Pressione “Não” para visualizar o gráfico por parâmetros. Uma janela “SELECIONAR PARÂMETRO” aparecerá. Selecione o parâmetro que você deseja classificar.

fig4.gif

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 282

http://www.datalyzer.com.br