CEP - Controle Estatístico de Processo
Suporte a Múltiplas Senhas

Palavras chaves: documentação, senha, registo, segurança, usuário, grupo de dados, administrador.

Registo do software (uso interno)

Somente as versões do DataLyzer® Spectrum 1.65 e posteriores suportam esta característica quando registadas corretamente. Ative a proteção de senha pondo um P ou p no campo do número de série do registro.

Propósito

O propósito desta característica é fornecer o acesso ao DataLyzer principal e ao programa do Hub para a entrada de dados e impressão sem dar o acesso a outros recursos mais críticos como excluir dados, edição de características específicas e configuração do sistema. Uma hierarquia dos usuários pode ser estabelecida: Os níveis de usuários básicos não requerem uma senha. Eles acessarão somente a visualização dos dados e direitos de impressão. Os usuários do nível 2 requerem uma senha. Seus direitos específicos de usuário são estabelecidos por um administrador usando o procedimento descrito abaixo. Os direitos do nível 2 incluem a entrada de dados e especificações de edição, privilégios de exclusão junto com a criação da carta. Operações de nível básico também são incluídas.

Um usuário e senha administrativos são suportados. Indivíduos logam como um usuário do tipo "Admin", usufruem de todos os direitos disponíveis no sistema e podem configurar outros usuários acima do nível 2 com seus direitos de usuário específicos ao sistema.

Como Funciona

Configurando o Admin

Um item de "Login" aparece na barra de menu da janela principal do programa.

Antes de Logar, somente um número limitado de entrada de dados e das características de relatório estão disponíveis. As características de Criar/editar/apagar estão inoperáveis.

Clique em Login e ser-lhe-á solicitado um nome e uma senha do usuário.

O usuário padrão é "Admin" com a senha "Spectrum". A Senha é case sensitive

O nome do usuário "Admin" não pode ser alterado mas sua senha deve ser alterada imediatamente para prevenir acesso desautorizado no futuro. A primeira vez que o DataLyzer® Spectrum é usado, devem ser atribuídos privilégios ao nome de Login do Admin. Para atribuir privilégios ao Admin siga as mesmas etapas usadas para usuários individuais. O Login do "Admin" é usado freqüentemente apenas para criar outros usuários com direitos específicos.

Uma das duas estratégias da criação de Login pode ser usada:

  1. Login para o Stand Alone completo do DataLyzer ou estação do Hub
  2. Login para cada usuário individual no Stand Alone completo do DataLyzer ou estação do Hub
  1. O ponto fraco do Login da estação está em determinadas situações em que ele não proverá discriminação suficiente. Isto é verdade especialmente quando diferentes classes de usuários necessitam logar para usar o Hub. Uma classe pode necessitar de mais permissões do que outra para realizarem suas tarefas.
  2. O ponto fraco do Login individual do usuário é que quando os Logins são definidos, eles incluem acesso a um grupo de dados específico. Se outros usuários criarem novos grupos de dados, todos os usuários não terão o acesso a eles a menos que todos os Logins do usuário sejam editados. Isto pode consumir tempo.

Criando Usuários:

Nota: Por razões apenas indicadas, recomenda-se que você crie todos os grupos de dados necessários antes de criar usuários.

Para criar usuários entre com o usuário "Admin" e a senha "Spectrum" e então pressione o botão Criar/Editar Usuário. (não pressione OK)

Para criar um usuário, entre com um nome de usuário no campo associado o qual ainda não aparece na lista de usuários abaixo. O nome do usuário pode ter até 24 caracteres de tamanho. O programa irá alertá-lo para a confirmação. O usuário não é case sensitive.

Se você pressionar "Sim" para confirmar, a seguinte janela aparecerá:

A barra de menu contém um item Opções o qual também contém um item Apagar Usuário.

A janela das permissões do usuário contém 2 áreas.

As permissões do usuário são listadas e associadas a caixas de verificação no lado esquerdo.

A outra área na direita contém uma lista de todos os grupos de dados que foram criados.

Um simples clique sobre as caixas de verificação associadas às permissões que você quer o usuário atual possua e outro sobre as caixas de verificação dos grupos de dados e ele estará apto a acessar enquanto usa o sistema.

Pressione OK para Salvar e Sair.

Não há nenhum limite no número dos usuários a serem criados.

A cada usuário é dada a senha padrão "SPC" a menos que o Admin a mude.

Quando um usuário loga, a opção Login do menu muda para Logout. As configurações do Login do usuário permanecem inalteradas até que o usuário pressione o logout ou saia do programa. Então, um usuário deve logar outra vez.

É muito importante que cada usuário dê um Logout após cada uso do sistema. Se você deixasse o sistema desacompanhado enquanto estivesse logado com permissões de nível elevado, outro poderia ganhar o acesso.

Notas:

  • O campo do nome do Usuário pode conter 24 carateres no máximo. Ele Não é case sensitive.
  • O campo da senha pode conter 12 caracteres no máximo. Ele É case sensitive.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 40

http://www.datalyzer.com.br