Importar arquivo DMP externo

Palavras Chave: DMP, ASCII, seqüência, opções avançadas, parâmetros, espaço limitado, delimitado por vírgula, DataLyzer®, documentação, SPC, importação, arquivo, txt.

Sumário

Esta nota da aplicação visa importar dados de sistemas externos. O DataLyzer® Spectrum pode importar ASCII ou arquivos de texto com um formato predeterminado. Quando usado no satélite, a cada subgrupo importado é avaliado o status estatístico, como se fosse coletado manualmente. Desta maneira, a integridade da tela do status do Hub é preservada. Cartas variáveis e cartas de atributos podem ser usadas para importar um arquivo DMP. Um DMP pode ser criado para suportar uma seqüência particular. Um arquivo DMP não suportará mais de uma seqüência na entrada de dados.

Nota: Essa nota de aplicação supõe que você já tem um conhecimento precedente do DataLyzer® Spectrum, em especial nas áreas de criação da característica e da seqüência.

Formato do Arquivo

Desde que o arquivo ASCII é baseado para executar uma seqüência, cada linha representa a execução da seqüência uma vez. Algumas características opcionais de um arquivo ASCII incluem entradas de data, de hora, e de parâmetro. Se você escolher incluir estes itens em seu arquivo, devem ser colocados no começo de cada linha.

Arquivos texto ou ASCII podem ser formatados de duas maneiras.

- A primeira é chamada “Delimitado por espaço”. Cada pedaço dos dados dentro do arquivo texto é separado por um espaço.

DATE TIME PARAM1 PARAM2 DATA1 DATA1 DATA1 DATA2 DATA3 DATA3
DATE TIME PARAM1 PARAM2 DATA1 DATA1 DATA1 DATA2 DATA3 DATA3

- A segunda é chamada “Delimitado por Vírgula”. Cada pedaço dos dados dentro do arquivo texto é separado por uma vírgula.

DATE,TIME,PARAM1,PARAM2,DATA1,DATA1,DATA1,DATA2,DATA3,DATA3
DATE,TIME,PARAM1,PARAM2,DATA1,DATA1,DATA1,DATA2,DATA3,DATA3

Cada linha representa uma porção com a data e a hora associadas. Há um limite de 400 leituras por linha.

DATA1 é uma amostra da primeira característica na seqüência. Por exemplo: se o tamanho do subgrupo é 3, então, 3 amostras DATA1 devem aparecer em cada linha do arquivo DMP. DATA2 é uma amostra para a segunda característica na seqüência. DATA3 é uma amostra para a terceira característica na seqüência.

Características de atributo podem também ser incluídas em um arquivo de importação DMP. A ordem das não conformidades na característica de atributo deve combinar com os nomes das não conformidades do arquivo DMP à esquerda à direita. (Nota: há duas características no seguinte exemplo.)

DATE,TIME,PARAM1,PARAM2,DATA1,DATA1,DATA1,DEFECT1,DEFECT2,DEFECT3,TOTINSP

DATA1 é uma amostra para a primeira característica na seqüência. DEFECT1 é o número de defeitos para o primeiro tipo de defeito. DEFECT2 é o número de defeitos para o segundo tipo de defeito. DEFECT3 é o número de defeitos para o terceiro tipo de defeito. TOTINSP é o total de números inspecionados.

Configurando o DataLyzer® Spectrum para importar arquivos DMP

Uma seqüência de coleta de dados deve ser criada no DataLyzer® Spectrum para combinar a ordem das características no arquivo DMP. O tamanho do subgrupo das características no DataLyzer® Spectrum devem combinar os tamanhos do subgrupo através das linhas do arquivo DMP.

Configurando a Seqüência

Para acessar as opções de importação DMP, pressione “Opções” da janela de configuração da seqüência. A figura seguinte mostra o arquivo da seqüência na aba “Gage e Importação de Arquivo”.

fig1.gif

Na aba “Gage e Importação de Arquivo”, situada no meio da janela de configuração da seqüência, clique em “Obter do arquivo .Dmp”. Insira o local (caminho) do arquivo no campo ou pressione o botão “...” para localizar o arquivo .Dmp e pressione “OK”. Se o arquivo não é do tipo .Dmp, use a caixa de seleção para mudar a extensão do arquivo. A seqüência irá então, direcionar para esse arquivo .Dmp cada vez que ela for executada pelo operador.

Importando Data/Hora

Selecione esta caixa se o arquivo .Dmp incluir data e hora no começo de cada linha. Se esta caixa não estiver selecionada, o operador insere a informação de data e hora quando a seqüência for executada, e essa data e hora serão usadas para todas as iterações onde o DMP é processado. Se esta caixa está selecionada, uma área à esquerda rotulada como “DMP Date Format” ficará ativa. Selecione qual formato de data o arquivo .Dmp está usando a fim de prevenir conflitos de dados.

Verifique se a Data/Hora estão duplicadas

O recurso “Verifique se a Data/Hora estão duplicadas” pode ser usado para prevenir que um arquivo .Dmp seja acidentalmente importado mais de uma vez quando o recurso “Importar Data/Hora” estiver selecionado.

Quando executar a seqüência, atente para a data no começo da linha e compare-a com o rótulo da data de todos os subgrupos associados à seqüência. Se um dado já existir com a mesma data e hora, essa linha particular do arquivo .Dmp será saltada.

Importando Parâmetros

Selecione esta caixa se os dados do parâmetro forem incluídos no arquivo .Dmp. Se os valores de parâmetro não forem incluídos no arquivo .Dmp, o operador pode inserir valores de parâmetro quando a seqüência for executada pela primeira vez. Nesse momento uma janela parecerá permitindo que você insira a informação do parâmetro antes do procedimento da importação dos dados e as entradas do parâmetro serão constantes para todas as iterações das linhas do arquivo .DMP que estão sendo processadas.

Delimitado por Vírgula

Esta caixa indica que o arquivo .Dmp especificado tem vírgulas entre cada um dos valores em uma linha. Deixe esta caixa desmarcada se os seus dados forem limitados por espaço (um espaço entre os valores).

Usando Importação Especial com Opções Automáticas

O recurso da importação especial pode ser usado com as opções “Operação Automática” e “Cronômetro” localizados na aba “Operações Gerais” da configuração da seqüência. Se um cronômetro for usado e o arquivo .Dmp especificado não existir, o programa irá imediatamente retornar à tela de status do satélite. Se o arquivo .Dmp existir, o programa usa a opção “Segundos antes da interrupção” para determinar o atraso de cada tela. O programa irá mover através de cada tela como se um operador estivesse rodando-a manualmente, restando em cada janela um tempo especificado na configuração. O arquivo .Dmp irá ser deletado automaticamente depois de importado quando usado o modo “Operação Automática”.

Executando a Seqüência .Dmp

Uma vez que as opções do .Dmp foram configuradas, o programa procurará um arquivo .Dmp sempre que a seqüência especificada é executada. Se um arquivo .Dmp não existir, a seqüência funcionará de maneira usual em vez de executar um .Dmp.

Se um arquivo .Dmp existir, o DataLyzer Spectrum irá checar a data, a hora, e a informação do parâmetro. Se algum desses não estão incluídos ou se a seqüência não está configurada para verificar se eles existem o DataLyzer® Spectrum apresenta uma janela de entrada de parâmetro então, a informação do parâmetro pode ser adicionada a todos os subgrupos no .Dmp.

fig2.gif

Uma vez que essa informação é inserida a tela de status da transferência da importação ASCII aparece e o operador pode escolher iniciar a conversão, editar a informação do parâmetro ou cancelar a transferência.

fig3.gif

Botão Iniciar

Se você pressionar “Iniciar”, o arquivo será processado e o número de subgrupos importados será mostrado na tela. Uma mensagem será mostrada com a opção de manter ou deletar o arquivo .Dmp.

Nota: O arquivo .Dmp pode apenas ser mantido se o operador sentir que algum erro ocorreu durante a importação e isso pode requerer que o arquivo seja importado novamente, tal como um erro de disco cheio. A escolha padrão é deletar o arquivo. Neste ponto o programa irá atualizar a carta para a primeira característica na tela. O Datalyzer® Spectrum irá proceder com a seqüência e mostrar a atualização na carta para cada característica, e os dados podem ser inseridos manualmente.

Botão Parâmetro

Pressionando o botão “Parâmetro” a janela do parâmetro reabrirá e a data, hora, e informação do parâmetro podem ser mudadas se necessário.

Botão Sair

O botão “Sair” fecha a janela de importação do arquivo .Dmp e executa a seqüência no modo regular para inserção de dados.

Exemplo 1:

O seguinte exemplo contém data, hora, uma característica variável com tamanho de subgrupo 3, uma característica de atributo com 4 tipos de defeitos e um total de 2000 partes inspecionadas, e uma carta variável com tamanho de subgrupo 1.

08/14/99 11:30:00 5.34 5.39 5.37 2 6 5 4 2000 2.35
08/14/99 12:00:00 5.37 5.38 5.36 1 2 6 2 2000 2.41
08/14/99 12:30:00 5.35 5.34 5.38 3 4 3 3 2000 2.39

Exemplo 2:

O seguinte exemplo contém data, hora, dois parâmetros opcionais, OPERATOR, MACHINE#, e uma característica variável com tamanho de subgrupo 2.

08/15/99,14:00:00,MARK,12,4.33,4.35
08/15/99,15:00:00,KATHY,12,4.35,4.36
08/15/99,16:00:00,KATHY,12,4.31,4.34

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 48

http://www.datalyzer.com.br