CEP - Controle Estatístico de Processo
FDA Declarado Peso MAV – Alimentos e Bebidas

Palavras Chave: FDA, US, MAV, peso declarado, tare, contagem máxima, MU, HB133-05-Z.

Objetivo

A administração norte-americana de alimentos e remédios mantém exigências para o peso líquido e volume de conteúdos em alimentos e engradados de bebida produzidos no EUA. Essas regras especiais asseguram o peso líquido declarado impresso no rótulo contido no próprio pacote.

O recurso do Datalyzer® MAV combina o padrão SPC de coleta de dados e capacidades de análise estatísticas com alarmes em tempo-real para violações de exigências governamentais.

Descrição

Uma versão específica do Datalyzer® Spectrum com o código MU no número de série contém as opções para exigências de conteúdo liquido FDA com base no documento HB133-05-Z.

Vá até o menu Ajuda/Sobre o Datalyzer® Spectrum e verifique se o número de série contém o código “MU”.

Se ele possuir, crie uma característica da forma comum na janela de definição de característica. Para características envolvendo os recursos MAV e FDA vá até o menu “Preferências/Apresentação da Carta de Controle”. No lado esquerdo no meio dessa janela, está a área “Weight Requirements”. Ela contém vários campos que definem mais adiante as exigências FDA. Completando estes campos, os alarmes adicionais são ativados no DataLyzer para apoiar as exigências de violações FDA.

fig1.gif


fig2.gif

Campos de exigência Peso/Capacidade

  • Declared Weight (volume): Peso líquido ou medida de volume prometida no rótulo do pacote impresso.
  • MAV (Variação Máxima Permitida): Peso ou volume mínimo permitido no pacote. Nenhum valor inserido pode estar abaixo deste valor. MAV é aproximadamente 10% do peso total ou volume do produto. Porém, o atual MAV para qualquer exemplo deveria ser levado à discussão no FDA.
  • Shift parameter: qual parâmetro opcional será usado como os critérios para análise de troca.
  • Tare: Deve ser inserido o peso comum de um engradado vazio. Este valor será subtraído do total para se obter o peso líquido.
  • Max count: O número máximo aceitável de amostras em um subgrupo que poderão estar abaixo do peso declarado.
  • Adjustment: fator adicional de variação do valor definido em tare.
  • Use Count and Average: esta caixa ativa ambos os testes (teste “Max. Count” e média do subgrupo abaixo de peso declarado). Se você não quiser ativar um ou outro destes testes, apenas complete os campos para o teste desejado. Um terceiro teste (leituras debaixo de MAV) sempre estará ativo.

Observação: para ativar este recurso da Característica, execute a Seqüência a qual ela pertence.

Durante a coleta, cada valor da balança é exibido na janela de entrada de dados de forma transparente para o operador. Contudo, estes valores serão avaliados pelo MAV e os outros testes:

E.g. Declared weight = 6, Tare = 1 e MAV = 5.4,
Valor medido x = 6.2 causará uma violação MAV, porque 6.2-1=5.2

Durante a entrada de dados, podem ser ativadas três janelas de alarme se os dados inseridos falharem:

  1. Contagem máxima de leituras abaixo de peso declarado.
  2. Média de subgrupo abaixo do peso Declarado.
  3. Uma ou mais leituras abaixo de MAV (máxima variação permitida).

No caso de medida líquida, deveriam ser criadas duas características e uma função matemática para converter automaticamente peso em volume durante a entrada de dados.

Notas de Aplicação do DataLyzer® Spectrum
Cumprimentos da Stephen Computer Services, Inc.

Número de controle: 550

http://www.datalyzer.com.br