CEP - Controle Estatístico de Processo
Outubro/2011
Relatório de verificações não efetuadas

Olá amigos usuários do Datalyzer! Nesse mês iremos abordar a respeito de uma funcionalidade bastante útil. Trata-se do relatório “Verificações não Efetuadas” que permite a visualização das quantidades prevista e realizada de subgrupos inseridos mediante uma determinada freqüência de coleta de dados num intervalo de tempo.

Vamos lá e mãos à obra!

Na janela principal do Datalyzer módulo Hub, selecione Configuração/Definições do Sistema e especifique uma configuração da combinação: “Hora de Início da/Hora de Término da” da guia “Geral”.

Pode ser informada uma configuração de tempo no formato de 24 horas conforme mostra a área delimitada na cor vermelha da figura de exemplo abaixo:

Em seguida, certifique-se de que as características que você deseja indicar no relatório tenham uma freqüência especificada.

Selecione Arquivo/ Abrir Característica e edite a freqüência.

A freqüência é o número dos minutos entre levantamentos de dados do subgrupo.

Para desligar os cálculos da freqüência, ajuste a freqüência para 0.

Na figura de exemplo abaixo foi adotado como freqüência o valor igual a cinco, ou seja, foi determinado que a entrada de dados para essa característica ocorra a cada cinco minutos.

Para visualizar o relatório, selecione “Rede/Condição do HUB/ Relatório/Resumo da Coleta de Dados”, selecione o(s) Satélite(s) e a(s) Página(s), marque a opção “Verificações Não Efetuadas” incorpore as condições da busca e clique em OK.

Para efeito de exemplo foi tomado como intervalo de tempo a seguinte condição de Pesquisa:

O relatório indicará o número dos subgrupos, a freqüência, o número projetado de subgrupos, o número de subgrupos faltantes e outros índices estatísticos.

Entendendo o relatório

Seguindo o raciocínio que 1hr = 60min, temos então 2hr*60min e obteremos o total de minutos de 2hrs em que não foram feitas leituras, dividimos entao 120 minutos por 5 minutos, para saber quantas leituras precisaram ser feitas, mas nao foram.

O total será 24, porém, consideramos o intervalo de 9:55, e entre 9:56 e 9:57 horas, já existem 7 leituras, portanto subtraia 7 de 24, o total será de 17, que são as leituras que ainda não foram feitas.

É importante observar que nesse exemplo as leituras foram inseridas fora do intervalo de 5 em 5 minutos, pois, nem sempre os operadores irão inserir exatamente no tempo marcado. Se considerássemos que elas estivessem dentro do intervalo, teríamos que alterar a busca para 10:35, pois a primeira leitura teria de ser feita as 10:00, seguida de outra as 10:05, depois 10:10, e assim por diante. Se dividirmos essas 7 leituras em intervalos de 5min, teríamos 10:35 horas como o valor inicial do intervalo de tempo da busca.

Devemos também considerar sempre números redondos, o sistema irá efetuar as leituras a cada 5 minutos, contando a partir de 0:00, sendo assim, considere sempre as horas arredondadas. Por exemplo, uma leitura feita as 9:56 vai representar o intervalo 9:55~10:00horas, sendo assim, a próxima leitura seria feita no intervalo 10:00~10:05 horas.

Bom trabalho!


http://www.datalyzer.com.br