CEP - Controle Estatístico de Processo
Setembro/2012
Os desafios da Responsabilidade Social

Olá pessoal, mais um ano que iniciamos com muitas espectativas e bastante trabalho. E o desafio desse mês é a responsabilidade social das organizações.

Atualmente, assuntos como a preservação do meio ambiente, segurança, trabalho voluntário e saúde ocupacional, estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. A responsabilidade social corporativa vem aumentando nas empresas, e isso vem se tornando um novo modelo de gestão empresarial.

Os grandes gestores acham que cuidar do bem-estar social, da comunidade e do meio-ambiente não são deveres somente do governo, as empresas podem sim estar agindo para melhorar o convívio social.

As empresas não podem somente desejar produzir e lucrar, elas devem se preocupar em estar em plena harmonia com a sociedade, meio-ambiente e por que não com seus funcionários? Peter James, da Focus Assessoria (empresa de consultoria em gestão empresarial), explica que "a premissa de Maquiavel ´não interessam os meios e sim o fim´, não é uma verdade, cada vez mais a responsabilidade social hoje é tão importante para as empresas como a qualidade de seus produtos e serviços".

A sociedade agradece a ação das empresas que passam a ser reconhecidas não pelo porte de "grande empresa" ou pela qualidade de seus produtos / serviços, mas ganha admiração, e conseqüentemente isso ajudará no lucro.

Onde podemos encontrar exemplos dessa prática de ações sociais numa empresa? No relacionamento com seus fornecedores, fazendo-os pensar na causa, na instalação física da empresa, como um projeto de respeito à natureza e a comunidade, na produção, um investimento em desenvolvimento sustentável, ou o combate à pirataria de produtos. Promover ações culturais, profissionalizantes, esportivas e solidárias também podem ser atitudes dos gestores de uma organização.


doutorcep@datalyzer.com.br
Curtose

Curtose é o grau de achatamento de uma distribuição, considerado, usualmente, em relação a uma distribuição normal. A distribuição que tem um pico relativamente alto, é denominada leptocúrtica (linha amarela); a que não é nem achatada nem pontiaguda, é denominada mesocúrtica (linha verde), enquanto que uma curva achatada é denominada de platicúrtica (linha azul).

Curtoses em distribuições

Uma medida de curtose, baseada no quarto momento centrado na média, expressa sob forma não-dimensional, é definida por:

Coeficiente do momento de curtose:

onde:

a4 é representado, também, por b2.

Para a distribuição normal, b2 = a4 = 3. Por essa razão, a curtose é definida comumente como (b2 - 3), que é positivo para uma distribuição leptocúrtica, nulo para uma normal e negativo para uma platicúrtica.

Até o próximo mês !

http://www.datalyzer.com.br