CEP - Controle Estatístico de Processo
Novembro/2012
Como Criar uma Carta de Controle Tipo Variável

Olá amigos usuários do DataLyzer Spectrum! Neste mês iremos tratar de um assunto simples para muitos, mas que causam dúvidas a novos usuários.

No software DataLyzer® Spectrum uma característica se refere à uma carta de controle, então quando falamos em criar uma característica na verdade estaremos criando uma carta de controle. Existem 3 tipos de característica no DataLyzer: variável, atributo e inspeção. Neste caso, iremos falar sobre como criar uma carta de controle (característica) do tipo variável.

Para começar, selecione Arquivo/Nova Característica.

OBS: Se não houver partas criadas (como figura abaixo), teremos que primeiro criar uma parte. Para isso, selecione Arquivo/Nova Parte.

Escolha a parte que deseja criar a característica (carta de controle) e clique em OK.

Escolha o tipo "Variável" e digite o nome da característica e clique em OK.

A próxima janela é a janela de configuração da característica, é nela que definimos as especificações, limites, alvo e tamanho do subgrupo (amostragem). Como mostra a figura abaixo:

Depois de configurada, clique no menu Arquivo/Salvar & Sair.

Próximo passo é inserir dados nesta carta de controle, para isso vá ao menu principal em Dados/Entrar-Editar, selecione a parte e depois a característica.

A próxima janela mostra a carta de controle vazia, sem nenhum ponto:

 

Para inserir um ponto a carta de controle, aperte a tecla ENTER do seu teclado. A janela abaixo aparecerá para você digitar os valores, digite a data e hora e aperte OK:

A imagem abaixo mostra a carta de controle com dois pontos inseridos. Para continuar inserindo pontos, basta repetir os passos acima. Note que na parte inferior direita da janela contém os cálculos estatísticos.

É isso aí pessoal! Até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br