Dr CEP

CEP - Controle Estatístico de Processo

Junho/2015

Qualidade frente à crise de mercado

É bom estarmos juntos novamente pessoal! Na edição deste mês de junho, o Informativo Dr. Cep irá tratar da questão da qualidade, da implantação e certificação do sistema da qualidade e investimentos, porém tudo isso diante da crise do mercado. Afinal, o que acontecerá com a empresa? O que ela tem de fazer?

Tendo como base do Sistema de Qualidade (SQ) o conceito de "fazer uma única vez" ouvindo nossos clientes leva à outros pontos que devem ser levados em consideração:

A partir dos pontos acima, conclui-se que o SQ já é um investimento contra a crise de mercado, tendo em vista que eles apóiam o plano estratégico e tático no que compete a otimização de escala, controle eficaz de custos, garantia da qualidade e bom relacionamento com cliente.

No contexto de crise, as estimativas mais positivas seriam a estagnação com uma tendência de retração no volume de negócios. O que a empresa deve fazer é ampliar o escopo e a abrangência do plano diretor, assim como as ações mercadológicas, visando aproximar indicadores internos do SQ com as solicitações do consumidor.

Para muitas empresas a crise de mercado é propícia para um real crescimento. Isso se justifica no sentido de que essas empresas observam o comportamento típico do mercado, que quando está em crise, tende a ser aberto à produtos, serviços e soluções que apresentam novas formas de lucro.

No período de crise do mercado é que a empresa deve juntar-se na competição de mercado potencial, objetivando expandir sua participação e assim demandando exigências de maior grandeza produtiva.


doutorcep@datalyzer.com.br

Medidas de Tendência Central - Média

A média é um valor típico ou representativo de um conjunto de dados.

Como esses valores típicos tendem a se localizar em um ponto central, dentro de um conjunto de dados ordenados segundo suas grandezas, as médias também são denominadas medidas da tendência central.

Também chamada de média aritmética, é representada por (lê-se "X barra") e definida por:

A média aritmética dos números 8, 3, 5, 12 e 10 é:

Se os números x1, x2, x3,..., xN ocorrerem f1, f2, f3,..., fK vezes, respectivamente, ou seja, apresentarem as freqüências f1, f2, f3,..., fK, a média aritmética será:

N = S j é a freqüência total, isto é, o total do número de caso.

Até o próximo mês pessoal!

http://www.datalyzer.com.br