Dr CEP

CEP - Controle Estatístico de Processo

Julho/2015

Série Parâmetros
Configurações de Parâmetros automáticos

Olá amigos!

Com ênfase nas mudanças rápidas, o colaborador multifuncional torna-se necessário em uma linha de produção. Nesse sistema produtivo não há lugar para o preparador de máquinas, pois esse trabalho deverá ser feito pelo próprio operador, que estará preparado para efetuar as manutenções de rotina e também pequenos reparos na máquina a qual opera.

As empresas procuram utilizar a capacidade plena dos operadores, pois, a eles é delegada a autoridade para produzir itens de qualidade para atender, em tempo, o próximo passo do processo produtivo.

Como hoje a tecnologia esta presente na produção, o Datalyzer também vem trazendo cada vez mais Qualidade para este ambiente.

Em uma linha de produção há vários operadores em um determinado turno, e cada operador pode acessar a uma ou mais estações para executar o seu trabalho, pois os operadores preparados, trabalham com mais de um equipamento.

Atualmente cada operador tem seu Login de acesso, podendo acessar qualquer estação da linha de produção, não ficando limitado a uma estação, com isso o Datalyzer sempre pensando em melhorias e segurança, em nossas configurações automáticas podemos configurar o operador utilizando seu próprio Login de acesso, assim trazendo maior confiabilidade e segurança a cada dado lançado no sistema.

Para iniciar esta configuração execute o módulo Hub do Datalyzer Spectrum, e acesse o menu "Configuração", "Definir Parâmetros", como demonstra a figura abaixo:

Cep Tech

Adicionando parâmetro

Vamos definir o parâmetro “OPERADOR” como ilustra a imagem abaixo.

Cep Tech

Clicamos no botão “Editar” e abrirá a janela para que possamos fazer a “Automatização”

Cep Tech

Clicando no botão “Automatização” irá abrir a janela onde faremos as configurações necessárias do acesso dos operadores com seu próprio Login, assim facilitado o preenchimento do nome do operador, onde o mesmo sera preenchido automaticamente e também assegurando os lançamentos que forem inseridos por determinado operador.

Cep Tech

Neste caso vamos selecionar “Identidade” e Rede (“Login”) para que nossa configuração seja executada pelo Login na estação, assim não precisando cadastrar cada operador no Hub, pois trará o Login criado para cada operador.

Inserindo Parâmetros

Para inserir parâmetros em uma característica, acesse o menu “Arquivo” > “Abrir Característica” na tela principal do módulo , como demonstra a figura abaixo:

Cep Tech

Após clicar no item “Nova Característica”, a seguinte janela será aberta, para você selecionar a Parte na qual a Característica será criada. Observe a seguinte figura:

Cep Tech

Após selecionar a Parte clique no botão “OK” para selecionar a característica. Conforme a figura abaixo:

Cep Tech

Após selecionar a característica para edição, uma janela será aberta para sua configuração, e no menu “Parte” >> “Parâmetros” iremos selecionar os parâmetros desejados.

Cep Tech

Cep Tech

Após selecionar os parâmetros desejados clique “OK” e em seguida clique em “Arquivo” >> “Salvar & Sair”

Cep Tech

Executando sequência

Ao executar a sequência para inserção dos dados os parâmetros são preenchidos automaticamente, conforme figura abaixo.

Cep Tech

O campo “OPERADOR” foi preenchido automaticamente com Login do operador.

Cep Tech

Com esta configuração o operador não precisa digitar e nem procurar seu nome na lista, assim ganhando agilidade e previnindo de erros ao digitar.

Também pode-se configurar pelo nome da rede ou até mesmo através do Login Datalyzer Spectrum que neste caso terá que estar Logado no módulo Hub.


Bom trabalho e até próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br