CEP - Controle Estatístico de Processo
Agosto/2012
Operação local em caso de falha na rede

Caros usuários,

Este mês trataremos de um recurso bastante útil e de extrema importância para o uso contínuo do DataLyzer Spectrum. Sem dúvida é um diferencial da ferramenta que vocês têm em mãos.

Procedimento Seguro em Caso de Falha

Em caso de falha na rede, os satélites podem continuar a inserir dados e monitorar o status das cartas baseadas em limites de controle. Não é necessário visualizar os dados antigos ou calcular corridas e tendências propriamente. Assim, as cartas vazias estarão disponíveis no formato apropriado no caso de falha na rede. É então possível atualizar os dados na base de dados Oracle ou SQL quando a rede volta a responder outra vez.

Sumário funcional:

  1. Em caso de falha na rede o satélite pode funcionar localmente.

  2. Não é possível editar uma página em caso de falha na rede porque a base de dados local tem somente as seqüências atuais.

  3. Quando executado localmente o usuário começará com cartas vazias.

  4. Quando a rede está disponível a principal base de dados do Oracle ou do SQL pode integrar com os dados localmente coletados e começar a funcionar normalmente.

Procedimento de backup local na configuração do DataLyzer®

Para configurar o procedimento de backup local no menu principal do DataLyzer vá até Rede / Condição do Hub / Configuração / Configurar Satélites. Uma das opções é “Permitir ao Satélite fazer Cópia de Segurança Local”.

Você pode ajustar todos os satélites para usar esta opção ou ajustar esta opção para satélites específicos. Se você selecionar esta opção o satélite ativará automaticamente o procedimento backup local. A cada 30 segundos o satélite verifica o status da base de dados para ver se as cartas atribuídas ao satélite mudaram. Nesta maneira mantém automaticamente uma base de dados local separada que contêm características das partes atuais e da coleção de seqüências. Se a conexão ODBC do satélite falhar com a base de dados principal do Oracle ou com a base de dados principal do SQL, o satélite pode usar a base de dados local com mínima inconveniência.

Procedimento em Caso de Falha

Quando a rede falhar ou a base de dados do Oracle ou a base de dados do SQL perderem conexão, o Satélite indicará uma mensagem de erro ou irá parar de funcionar. Nesse caso você pode reiniciar o programa. O programa detectará que a base de dados Oracle ou a base de dados SQL não está disponível e mostrará a seguinte mensagem nas seguintes situações:

Erro do Driver ODBC

Em caso de falha na rede, a seguinte mensagem será exibida se a configuração "backup local" não estiver ativa no satélite

Em caso de falha na rede, a seguinte mensagem será exibida se a configuração "backup local" estiver ativa no satélite

Pressione o botão “OK”.

Então a seguinte mensagem aparecerá, caso a configuração "backup local" esteja ativa no satélite:

Se você pressionar “Não” o programa sairá. Se você pressionar “Sim”, o programa mostrará a tela de status do Satélite. O usuário pode recomeçar a operação normal outra vez. Todas as cartas estão vazias agora esperando dados adicionais. Os limites de controle estão disponíveis, mas serão ativados somente após N subgrupos, onde N é uma configuração nas preferências do sistema.

Procedimento para retornar à base de dados

Quando a base de dados Oracle ou a base de dados SQL estiverem disponíveis novamente, você poderá restaurar o Satélite para trabalhar na base de dados Oracle ou SQL. Se você estiver executando localmente você encontrará uma opção do menu chamada “Reconectar Base de Dados ao Servidor”. Se você selecionar esta opção você terá a seguinte janela:

Primeiro você precisa confirmar se a base de dados Oracle ou SQL está disponível novamente clicando no botão “Conectar Base de Dados”. Se a conexão não for feita você verá a seguinte mensagem de erro:

Depois de pressionar “OK” você voltará na janela anterior e pode clicar em “Cancelar”.

Se a conexão for bem sucedida você verá a seguinte janela:

Quando você pressionar “OK” a próxima mensagem vai aparecer:

Você está pronto agora para copiar os dados da base de dados local para a base de dados Oracle ou para a base de dados SQL. Se você pressionar o botão "Iniciar" os dados estarão copiados e o programa será terminado após uma mensagem. Quando você iniciar o programa novamente estará restaurada à operação normal da base de dados do Oracle ou SQL, como mostra a tela abaixo.


Bom trabalho e até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br