Dr CEP

CEP - Controle Estatístico de Processo

Junho/2016

INSTRUÇÕES DE MEDIÇÃO

Olá pessoal!

A tendência atual para o aumento da eficiência obriga as empresas a melhorem seus processos fabris. Com isso, é indispensável a análise de alguns fatores importantes que auxiliam na elaboração e na forma de como executar os processos.

Nem sempre um operador consegue guardar todas as informações técnicas de cada produto, e para auxilia-los é elaborado instruções de trabalhos com os dados principais mostrando os pontos e valores a serem utilizados.

Estes documentos elaborados tem que ficar a disposição do operador para quando tiver dúvidas, possa pesquisar e tomar as providências necessárias para dar continuidade a produção.

Muitas vezes em uma linha de produção não é permitido utilizar manuais ou instruções de trabalho de papel, e nem sempre é viável, pois até o operador encontrar o que necessita para tomar decisão pode demorar muito.

Hoje com a tecnologia, os manuais são digitais facilitando o acesso aos dados com mais eficiência, assim eliminando os papéis, mas mesmo com os arquivos digitais ainda há algumas dificuldades de encontrar um determinado valor ou instrução.

Pensando nestes detalhes, o Datalyzer possui uma ferramenta que auxilia o operador trazendo as informações para cada produto, também podendo anexar instruções de trabalho através de arquivos digitais, assim aumentando a confiabilidade a cada produto produzido.

Com as instruções anexadas a cada sequência, o operador terá como ver as instruções e tomar as decisões necessárias para uma produção mais linear, trazendo mais qualidade e melhores resultados.

Na criação de uma característica (carta de controle) é possível colocar instruções para o operador, onde alguns dados são colocados para verificação, mas se precisar de mais dados pode-se anexar arquivos, apresentações, imagens, filmes ou até mesmo verificar alguma página na internet.

Para fazer esta configuração, vá em Arquivo >> Abrir Característica como mostra a imagem abaixo.

Cep Tech

Como mostra a figura abaixo podemos digitar as instruções de medição para que o operador tenha acesso as de cada característica (carta de controle)

Cep Tech

A caixa “Instruções de Medição” é utilizada para informações curtas afim de orientar o operador a como fazer o teste ou análise em estudo.

Documentos com instruções longas ou gráficas podem ser anexados na característica usando o botão Anexos, do lado esquerdo da caixa.

Incluir Anexos para consulta do operador com diferentes arquivos como:
Arquivos de documento, filmes, apresentações e imagem.
Arquivos de extensões .txt, .pdf, .doc, .ppt, .xls, .html, .avi, .wmv, .jpg, .pmg e outros.

Cep Tech

Durante a entrada de dados, o operador pode facilmente consultar as informações.

Basta clicar no botão Instruções de Medição

Cep Tech

Ao clicar no botão referente ao Anexo, o arquivo contendo as instruções é imediatamente exibido na tela.

Cep Tech

Em situação de amostras fora de controle, é possível que o operador responda imediatamente e encontre a causa da não conformidade e corrija o processo, tomando as medidas adequadas.

Essas ações e medidas a serem tomadas em situações fora de controle devem ser apoiadas por um plano de ação de controle (OCAP) e as ações adotadas devem ser bem documentadas.

Este processo em tempo real e associado a documentação de notas é completamente suportado pelo DataLyzer Spectrum.

Cep Tech

Neste caso apareceram somente os documentos que estavam selecionados OCAP, assim facilitando o acesso ao operador a cada instrução.


Bom pessoal, até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br