Dr CEP

CEP - Controle Estatístico de Processo

Julho/2016

CARTA FAROL

Olá pessoal!

Neste informativos vamos criar carta farol, onde o principal objetivo da carta farol é prevenir a ocorrência não conformidades, levando em consideração as especificações do produto. Este tipo de carta tem como vantagem sobre outras cartas de controle o fato de não exigir cálculos complexos para se determinar a Capabilidade e capacidade do processo..

Este método de controle baseia-se na hipótese de que a tolerância de engenharia se distribui de acordo como uma curva normal. A importância considerar o comportamento do processo como uma distribuição normal de probabilidades, mesmo que na prática não se verifique uma aderência perfeita à esta curva, reside no fato de se poder prever qual será a probabilidade dos dados coletados estarem dentro de uma classe de freqüências, usando para isso dois parâmetros: o centro da distribuição ( média µ ) e a dispersão da distribuição (desvio padrão s)

Para aplicar a carta farol é necessário ser dividida em 3 áreas:

Gráfico

Para criarmos a carta farol no DataLyzer Spectrum vamos utilizar carta de controle do tipo variável e como exemplo utilizaremos uma carta com o nome TORQUE, conforme mostra tabela abaixo.

Tabela

Abra o Datalyzer Spectrum módulo hub clique no menu Arquivo e Nova Característica como mostra a imagem abaixo.

DataLyzer

Após clicar abrirá outra janela para escolher a Parte onde será criada a nova característica.

DataLyzer

Selecione a Parte onde deseja salvar e clique no botão “OK”.

Cep Tech

Coloque o nome da carta, selecione Variável e clique em “OK”.

Após clicar “OK” colocaremos os limites de especificações conforme a tabela Especificações e configuraremos os limites de controle e razoáveis e logo em seguida iremos configurar a carta do modo Arco Iris, onde teremos as 3 cores, verde, amarelo e vermelho.

Primeiro colocaremos os limites de especificações.

Cep Tech

Em seguida colocaremos nosso Limites de controle clicando no menu “Opções” e “Limites de controle.

Cep Tech

Ao clicar abrirá uma nova janela conforme mostra a figura abaixo.

Clique no botão “Nova(o)” coloque a Identificação e comentários, logo em seguida preencha os limites congelados e clique em “Salvar”.

Cep Tech

Após clicar em Sair faremos a configuração para a carta Arco-íris.

Clique no menu “Preferências” >> “Preferências – Estatísticas” >> “Configurar Preferências”

Cep Tech

Abrirá a janela Preferências e na aba “Apresentação da Carta de Controle” selecione em Estilo de gráfico os campos Arco-íris – LC e Arco-íris - Especificações

Cep Tech

Na aba cálculos da carta de controle selecionaremos “Manter os limites de controle na escala e manter limites de especificação na escala, em seguida clique no botão “Salvar” e depois no botão “Sair”

Cep Tech

Após configurado clique em “Arquivo” >> “Salvar & Sair” para salvar a carta farol.

Após execução da sequencia veja como ficou nossa carta farol.

Cep Tech

Os dados inseridos na carta farol podem ser considerados fundamentais para um ambiente de alta produtividade. Esta carta pode ser inserida no ambiente da “gestão visual” da fábrica, onde permitiria uma fácil visualização e identificação de ocorrências indesejáveis.

Bom pessoal, até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br