Dr CEP

OEE (Eficiência Geral de Equipamento)

Maio/2017

OEE (Overall Equipment Effectiveness)

Olá pessoal, tudo certo? É bom estarmos juntos novamente.

Neste informativo iremos falar sobre OEE (Eficiência Geral de Equipamento).

O que é OEE?

OEE significa Eficiência Geral de Equipamento. É uma técnica usada para reduzir a quantidade de tempo de inatividade de uma máquina de produção. O OEE foi descrito primeiramente como um componente central da metodologia TPM em 1982. Manutenção Produtiva Total é um conceito que foi introduzido em 1971 pelo Instituto de Manutenção de Fábrica do Japão. Não há nenhum padrão como o OEE deve ser calculado, pois assim que começar com OEE pode ter muita discussão sobre os cálculos.

Os cálculos OEE

O gráfico a seguir mostra como os diferentes cálculos são feitos.
Fonte: http://www.oeefoundation.org

OEE

Cálculo do OEE

OEE consiste em 3 partes:

Então OEE = Disponibilidade * Desempenho * Qualidade ou em outras palavras Bons produtos produzidos / número esperado de produtos produzidos durante o tempo de produção. Para cada combinação de produto / máquina será estabelecida um número esperado de produtos (taxa de máquina). Durante a produção, todos os tempos de parada serão registrados. No final ou durante a produção, o número de peças produzidas e o número de produtos rejeitados serão registrados.

Com base nestas informações o cálculo OEE pode ser feito como mostra o exemplo abaixo.

OEE

Cálculo OEE

Este gráfico ilustra uma breve indicação de onde vêm as perdas. A melhor abordagem para começar com a melhoria contínua depende de uma série de fatores.
Alguns exemplos:




doutorcep@datalyzer.com.br


Bem pessoal é isso aí, até a próxima!

http://www.datalyzer.com.br