CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano II - Nº 13 - Setembro/2005
Gráfico de bastão baseado em característica

Olá pessoal,

Mais um mês onde o Informativo Cep. Tech vem trazer mais um recurso de relatório do DataLyzer® Spectrum. Mãos à obra e bom trabalho!

O tipo mais comum de quadro de bastão é usado para comparar capacidade entre diferentes características dentro de uma única parte. Para visualizar o gráfico de bastão com múltiplas características, selecione RELATÓRIOS/RESUMO/GRÁFICO DE BASTÃO do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Selecione uma parte e as características e pressione o botão “Visualizar”.

Aparecerá o seguinte gráfico:

Gráfico Bastão em uma característica individual

Gráficos de Bastão baseados em uma característica individual podem ser visualizadas por amostra ou por parâmetro. A aplicação para esses relatórios é para cada linha de gráfico vinda de um fator especifico do processo.

Por exemplo, gráfico de bastão por amostras mostra o fluxo específico de um processo. Gráfico de Bastão por parâmetro mostra resultados baseados em fatores externos como operador e temperatura. Nesse caso, cada bastão representa um único fluxo, e o fluxo pode ser comparado graficamente com entrada de dados não adicionais.

Gráfico de Bastão baseado em Amostra

Gráfico de bastão baseado em Amostra compara os valores de cada grupo de amostra em comparação com outro. O primeiro dado da amostra de cada subgrupo será alocado na primeira linha “bastão” e a segunda amostra será alocada na segunda linha “bastão”, etc.

O número de linhas de “ bastão” serão então iguais ao tamanho de subgrupo. Para visualizar o gráfico bastão baseados em valores de amostra, selecione: RELATÓRIOS / RESUMOS / GRÁFICO DE BASTÃO do menu principal do DataLyzer® Spectrum. Selecione uma parte e uma característica e pressione o botão “Visualizar”.

Uma janela semelhante à abaixo aparecerá. Clique no botão “sim” para ver o gráfico de bastão baseado em amostras. O gráfico de bastão seguinte é para uma característica com um tamanho de 4 subgrupos.

Gráfico de Bastão baseado em Parâmetro

Gráfico de bastão baseado em Parâmetro pode mostrar tendências entre valores de parâmetro diferentes. No exemplo abaixo, o gráfico de bastão está baseado no valor dentro do campo “Operador”. Isso mostra uma capacidade diferente ou uma linha de "bastão" diferente para cada valor inserido para o determinado parâmetro. Para visualizar um gráfico de bastão baseado em valores de parâmetros, selecione RELATÓRIOS / RESUMOS / GRÁFICO DE BASTÃO no menu principal do DataLyzer® Spectrum. Selecione uma parte e uma característica e pressione o botão “Visualizar”. Uma janela aparecerá perguntando qual tipo de gráfico de bastão você deseja visualizar. Pressione “Não” para visualizar o gráfico por parâmetros. Uma janela “Selecione o parâmetro” aparecerá. Selecione o parâmetro que você deseja ordenar por amostras.


Até a próxima edição pessoal!

http://www.datalyzer.com.br