CEP - Controle Estatístico de Processo
Março/2010
Lições para melhoria do processo para os líderes

Olá amigos! Neste mês iremos falar sobre melhoria do processo e algumas dicas para tal projeto!

Com o reconhecimento da melhoria do processo contínuo, várias empresas têm começado programas de melhoria por conta própria. No início, esses programas possuem potencial e geram muito entusiasmo, mas por vezes, falham no objetivo de cumprir as promessas dos profissionais e expectativas dos líderes de negócio.

Inúmeras dinâmicas influenciam o sucesso do programa de melhoria do processo. Elas devem ser compreendidas pelos líderes como falhas em seu entendimento, o que aumenta a probabilidade de que as decisões sejam tomadas de maneira a impedir o sucesso do programa. Vejamos algumas lições que são baseadas em experiências e opiniões de grandes especialistas.

  • Você não alcançará nada se não tiver um objetivo em mente.

    Ao se lançar um programa de melhoria do processo os líderes devem ter uma proposta, sem ela não há estrutura para se estabelecer prioridades, o alinhamento dos esforços de avaliação do sucesso. Desprenda um certo tempo para compreender a natureza dos problemas de desempenho que você precisa solucionar. Outro passo importante é identificar, classificar e mapear processos-chave da organização.

  • A competência da melhoria deve crescer organicamente.

    O melhor é começar pequeno e de forma realista com uma meta para construir a competência e assegurar envolvimento. À medida que as competências demonstradas crescem, as expectativas podem aumentar e problemas mais complexos podem ser solucionados.

  • A melhoria sustentada deve ser auto-sustentável.

    Para que se possa sustentar programas de melhoria e seus resultados, deve-se ter a habilidade de entender e permitir mudanças. A mudança deve ser considerada em todas as decisões operacionais e de planejamento. O objetivo final é alcançar a auto-sustentação, e o desafio contínuo é alinhar a liderança, gerência e sistemas operacionais, permitindo assim a motivação e a oportunidade de crescimento.

  • As condições favoráveis localizadas não equivalem à melhoria do sistema.

    Para se obter sucesso numa melhoria podemos julgá-la apenas dentro do contexto do sistema total. O importante é que as mesmas sejam planejadas e medidas visando o sistema como um todo.

  • A atividade não se traduz em resultados.

    Os programas de melhoria de processo sofrem com a ênfase dada a atividade e não aos resultados. Embora não se possa fazer aumentar a competência ou gerar resultados sem atividade, é indicado não perder de vista a medida do desempenho real. Outra dica seria direcionar os investimentos às áreas que ofereçam retorno econômico significativo.

Lições como as citadas acima devem ajudar a evitar algumas das armadilhas encontradas no projeto de melhoria do processo. Isso não vem a ser uma substituição da estratégia já adotada, mas sim uma nova visão para examinar estratégias e métodos para assegurar a eficácia, eliminando os obstáculos que possam impedir de alguma forma o progresso.


doutorcep@datalyzer.com.br
Assimetria

Assimetria é o grau de desvio, ou afastamento da simetria, de uma distribuição. Se a curva de freqüência de uma distribuição tem uma "cauda" mais longa à direita da ordenada máxima que à esquerda, diz-se que é uma distribuição desviada para a direita, ou que possui assimetria positiva. Se é o inverso que ocorre, diz-se que ela é desviada para a esquerda, ou de assimetria negativa.

Para distribuições assimétricas, a média tende a situar-se do mesmo lado da moda (cauda mais longa). Por isso, uma medida de assimetria é proporcionada pela diferença entre a média e a moda. Ela pode ser tomada sem dimensão, mediante sua divisão pelo desvio padrão, o que resulta na definição:


onde é a moda e é a mediana.


Evidentemente qualquer distribuição simétrica tem assimetria nula. Exemplo: distribuição normal, conforme curva B da figura acima .

Assimetria negativa significa valores concentrados à esquerda (curva A). Em geral, a média é menor que a mediana.

Assimetria positiva significa valores concentrados à direita (curva C). Em geral, a média é maior que a mediana.

 

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