CEP - Controle Estatístico de Processo
Janeiro/2012
Gestão da Qualidade: A Abordagem do Processo

Olá pessoal, tudo bem? Bom estar com vocês novamente.

Nesta edição estaremos falando sobre o agrupamento das pessoas para desempenharem seu papel e obter os resultados desejados através de uma Abordagem do Processo. Esses resultados são alcançados mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Para isso é necessário identificar no processo quais os recursos e as informações necessárias para assegurar o seu bom desempenho.

A Abordagem do Processo define o melhor processo, as responsabilidades e autoridades envolvidas, identificando e monitorando as entradas e saídas, analisando e identificando a capacidade e interfaces das atividades, destinando recursos humanos para melhorar o desempenho, avaliando os riscos sobre os clientes e fornecedores.

Considerando essas etapas, há uma redução dos custos e ciclos mais curtos pelo uso eficaz dos recursos, melhorando os resultados previstos onde essas oportunidades de melhorias são identificadas e priorizadas. A capabilidade dos processos são compreendidos, possibilitando assim, a criação de metas e objetivos desafiadores para a Organização.


doutorcep@datalyzer.com.br
Cartas de Atributo p

As cartas P mostram as não-conformidades em termos fracionários ou percentagem de não-conformidades. O tamanho da amostra para cartas p pode variar amplamente. Porém, quando o tamanho da amostra muda mais que 25% do tamanho da amplitude do lote para carta, o sistema recalcula os limites de controle para que a mudança de ponto causada para progresso aparecer nas linhas de limite de controle vermelha.

Se o tamanho dos lotes variarem para todos, a subida para a carta é recalculada e expressada como uma porcentagem no qual há mudança para uma carta p ou porcentagem defeituosa. Se o tamanho da amostra varia mais que 25% os limites de controle são afetados. Os limites são calculados para cada lote amostra de lote e freqüentemente acontece um progresso nos limites de controle.

Veja um gráfico de carta de atributo forçando a carta p:

Até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br