CEP - Controle Estatístico de Processo
Novembro/2010
Melhoria Contínua da Qualidade: Estratégia de Crescimento

Olá pessoal, como está o andamento dos projetos para o crescimento de sua empresa?

De salas de aulas a reuniões de conselhos de administração, as organizações estão utilizando a melhoria contínua da qualidade (MCQ) como uma estratégia para introduzir mudanças radicais em suas operações, buscando competitividade e avanços tecnológicos disponíveis. Essas organizações querem satisfazer e, até, ultrapassar as expectativas dos clientes, mantendo uma posição competitiva em termos de custo. A melhoria contínua da qualidade (MCQ) é uma estratégia adotada por muitas organizações para satisfazer os desafios atuais e preparar-se para aqueles que possam surgir no futuro, isso porque a MCQ utiliza uma abordagem sistemática em toda a organização para aprimorar continuamente todos os processos que proporcionam serviços e produtos de qualidade.

Ao implementar a MCQ, deve-se manter seus quatro princípios básicos:

  1. desenvolver um enfoque concentrado nas necessidades e satisfação dos clientes;
  2. aprimorar continuamente todos os processos;
  3. integrar e motivar todos os funcionários;
  4. disponibilizar conhecimentos com bases de dados e estruturar a experiência do grupo para aprimorar a tomada de decisão.

Com a vivência desses princípios, o retorno para a empresa no mercado é líquido e certo, pois o investimento em qualidade é, há muito já comprovado, o melhor caminho para conquistar e fidelizar os consumidores de nossos produtos e serviços, garantindo um plano de crescimento seguro e contínuo. Vamos lá ?


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Interpretação dos Limites de Controle

Os limites de controle de um processo são balizadores que informam se o mesmo está sob controle estatístico ou não. Vamos conhecer algumas análises sobre eles para um melhor entendimento dos processos. Um processo está "fora de controle" se uma das seguintes condições for verdadeira:
1. Um ou mais pontos caírem fora dos limites de controle;
2. Dividindo a Carta de Controle em zonas, conforme a figura 1, um ou mais pontos abaixo forem verdadeiros:

  1. De três pontos consecutivos, dois estiverem no mesmo lado da média na Zona A, ou além dela;
  2. De cinco pontos consecutivos, quatro estiverem no mesmo lado da média na Zona B, ou além dela;
  3. Nove pontos consecutivos estiverem em um lado da média;
  4. Seis pontos consecutivos, no sentido do aumento ou diminuição;
  5. Quatorze pontos consecutivos que se alternam, para cima e para baixo;
  6. Quinze pontos consecutivos dentro da zona C (acima ou abaixo da média).
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