Ano II - Nº 19 - Março/2006
Implementando Cartas de Controle do tipo Atributo


Olá amigos usuários, estamos novamente juntos para falarmos sobre outro recurso do Datalyzer® Spectrum. Trata-se da criação das diferentes cartas de controle do tipo atributo no sistema. São elas:

  • Carta p para Proporção Não-Conforme (%)
  • Carta np para Número de Itens Não-Conformes
  • Carta c para Número de Não-Conformidades
  • Carta u para Não-Conformidades por Unidade (%)

Nota:É importante colocar que esse informativo abrangerá apenas a criação dessas cartas no Datalyzer, portanto não abordará sobre definições e conceitos. Entretanto é possível encontrar tal conceito em alguns dos nossos informativos Dr. Cep anteriores. Visite nosso site.

Então mãos à obra!!!

1. Crie uma característica do tipo atributo no DataLyzer® Spectrum. Para isso vá à janela principal do Hub e, a partir do menu Arquivo, escolha Nova Característica..., escolha a parte desejada, marque o Tipo de Característica como “Atributo” e digite um nome para a mesma.

fig1.gif
Figura 1

fig2.gif
Figura 2

2. Observando-se a tabela abaixo, implemente estas configurações na janela de criação da carta de controle para definir o tipo desejado. Não se esqueça também de definir pelo menos uma não-conformidade para a carta.

Observe que algumas configurações permitem que algumas cartas sejam classificadas como sendo de dois tipos. Isto acontece pois, mesmo o “Tamanho do Subgrupo” não estando preenchido, a inserção dos mesmos pode ser mantida constante durante a inserção manual de dados.

np p-np c c-u
Tamanho do Subgrupo x x
Unidade de Inspeção x x
Tabela 1

a) Carta np

Para a criação deste tipo de carta, conforme a Tabela 1, um valor no campo “Tamanho dos Subgrupos” (ver Fig. 3) deve ser definido.

fig3.gif
Figura 3

Executando-se a característica, note que o tipo da carta (NP), só aparecerá depois de inseridos no mínimo 2 subgrupos. Isto vale para todas as cartas. Observe também que o “Total Inspecionado“ está definido como “100” por causa do campo “Tamanho dos Subgrupos” definido na janela de criação desta carta (ver Fig. 3).

fig4.gif
Figura 4

b) Carta p-np

Para a criação deste tipo de carta, os campos “Tamanho dos Subgrupos” e “Unidade de Inspeção“ devem estar vazios, conforme a Tabela 1.

Observe na Figura 5 que a opção “Forçar Carta-P“ está desmarcada mantendo-a como carta do tipo “p-np” (Fig. 7), caso contrário, transformar-se-á numa carta especificamente do tipo “p” conforme Figuras 6 e 8.

fig5.gif
Figura 5

fig6.gif
Figura 6

fig7.gif
Figura 7

fig8.gif
Figura 8

c) Carta c

Para a criação deste tipo de carta, os campos “Tamanho dos Subgrupos” e “Unidade de Inspeção” (ex.: mm, cm, g, kg, ºC, ºF , etc.) devem estar preenchidos, conforme a Tabela 1:

fig9.gif
Figura 9

fig10.gif
Figura 10

d) Carta c-u

Para a criação destes dois tipos de carta, o campo “Unidade de Inspeção” devem estar preenchido com uma unidade de medida (ex.: mm, cm, g, kg, ºC, ºF , etc.), conforme a Tabela 1. Observe que se a opção “Forçar Carta-U” (ver Fig. 11 e 13) estiver desmarcada, a carta poderá ser considerada como c e u. Então, marque a opção “Forçar Carta-U” caso queira torná-la exclusivamente do tipo u (ver Fig. 12 e 14).

fig11.gif
Figura 11

fig12.gif
Figura 12

fig13.gif
Figura 13

fig14.gif
Figura 14

Bom trabalho e até o próximo mês pessoal!

http://www.datalyzer.com.br