CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano II - Nº 20 - Abril/2006
Implementando Cartas de Controle do Tipo Variável


Olá amigos usuários, juntos outra vez, daremos continuidade ao assunto anterior. Trataremos nesta publicação sobre a criação das diferentes cartas de controle do tipo variável disponíveis no Datalyzer® Spectrum. São elas:

  • Média e Amplitude ( X barra e R)
  • Média e Sigma ( X barra e s)
  • Média e Amplitude Móvel ( X barra – AM)
  • Cartas de Seqüências (Valores Individuais - X)

Nota: É importante colocar que esse informativo abrangerá apenas a criação dessas cartas no Datalyzer, portanto não abordará sobre definições, conceitos e demais configurações. Entretanto é possível encontrar mais informações em alguns dos nossos informativos Dr. Cep anteriores. Visite nosso site.

Então mãos à obra!!!

1. Crie uma característica do tipo variável no DataLyzer® Spectrum. Para isso vá à janela principal do Hub e, a partir do menu Arquivo, escolha Nova Característica..., escolha a parte desejada, marque o Tipo de Característica como “Variável” e digite um nome para a mesma.

fig1.gif

Figura 1


fig2.gif

Figura 2

2. A janela de criação da característica será exibida. Nela você deve definir no mínimo as Especificações (LSE, LIE, Alvo, Unidade, e Tamanho dos Subgrupos) e salvar estas configurações a partir do menu Arquivo > Salvar. Para maiores detalhes sobre outras configurações na criação da característica consulte o manual ou acesse o nosso site.

fig3.gif

Figura 3

3. Após ter salvo as configurações anteriores, acesse o menu Preferências > Preferências– Estatísticas > Configurar Preferências.

fig4.gif

Figura 4

A janela abaixo será exibida. Acesse a guia “Cálculos da Carta de Controle”, na área “Tipo de Carta Variável” escolha o tipo de carta desejado. O padrão é “Média & Amplitude”.

Feito isso, pressione o botão salvar.

fig5.gif

Figura 5

Bom trabalho e até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br