CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano II - Nº 22 - Junho/2006
Configuração Global X Configuração Individual

Olá amigos usuários do Datalyzer Spectrum.

Neste mês iremos abordar uma questão que muitas vezes nos traz dúvidas, mas que é algo simples e necessário de se saber. Trata-se de configurar determinadas opções no software para uma característica (configuração individual) ou para todas as características (configuração global).

No Datalyzer temos diversos recursos para que o sistema trabalhe da forma como almejamos, mas vamos nos concentrar em alguns deles:

  • Preferências – Estatísticas
  • Alarmes e Restrições
  • Alertas
  • Notas de Causa & Notas de Ação

As configurações acima dispostas podem ser efetuadas pelo menu: Configuração / Preferências na janela principal do Datalyzer Hub. Entretanto ao assumirmos esse procedimento qualquer alteração efetuada será assumida para todas as características já dispostas no sistema.

Exemplo:

Na figura abaixo se tem visualmente o procedimento executado porém para efeito de exemplo iremos efetuar uma configuração global no menu “Preferências Estatísticas”.

fig1.gif

Na janela de “Preferências Estatísticas” escolhemos a guia “Cálculos de Capabilidade” e na área “Número de Subgrupos para Analisar” mudamos para opção “Todas”.

fig2.gif

Após o procedimento acima a analise de capacidade será baseada em todos os subgrupos para todas as características existentes no sistema.

Agora, leve em consideração o fato de uma ou mais características não precisarem ter a capacidade avaliada em todos os subgrupos e sim nos últimos 25 subgrupos. Para tal questão deve-se adotar a configuração individual. Para efetuá-la vá ao menu Arquivo / Abrir Característica e abra a característica que deverá se diferir das demais.

Na janela de edição da característica vá até o menu Preferências, aparecerá então as opções de configuração e efetue as configurações individuais desejadas. Para dar continuidade ao exemplo clicamos na opção “Configurar Preferências” e fomos até a guia “Cálculos de Capabilidade” para colocar a opção 25.

fig3.gif

fig5.gif

Após o procedimento acima a analise de capacidade dessa característica será feita com base em 25 subgrupos.

Caso queira que uma característica deixe de possuir configurações individuais e assuma configurações globais clique na opção “Restaurar Valores Originais” como mostra a figura abaixo.

fig4.gif

Amigos não se esqueçam que apesar de termos adotado apenas uma configuração no exemplo, o Datalyzer permite que mais recursos sejam configurados de forma individual como colocado no início desse informativo.

Uma outra opção é ter Notas de causa e ação específicas para uma determinada característica ou grupo de característica, recurso este que veremos em nosso próximo informativo.

Aguardem e até lá pessoal !!!

http://www.datalyzer.com.br