CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano II - Nº 23 - Julho/2006
Configuração Global X Configuração Individual para Notas de Causa/Ação

Como é bom estarmos mais um mês juntos amigos usuários do Datalyzer® Spectrum!!!

Conforme prometido estaremos vendo nesse mês a utilização de notas de causa e (ou) ação de forma global ou individual.

Primeiro vamos entender a importância de tal recurso.

Veja o relatório abaixo e considere que a carta que deu origem a esse relatório de pareto apenas utilizou as notas de ação 1, 2 e 3 pois as demais notas dizem a respeito a outros processos ou cartas.

fig1.gif

Observem que não temos um relatório otimizado pois desperdiçamos espaço ao colocar notas de outros processos que não se relacionam com a carta em questão. Podendo dessa forma induzir a erros de interpretação e até a inserção de notas erradas por parte dos operadores já que estes poderão ter que selecionar uma nota em uma lista muito grande.

As questões acima citadas são solucionadas quando utilizamos notas de forma individual. Observem o relatório abaixo que diz respeito à mesma carta/processo do primeiro relatório. Não temos uma melhor visualização?

fig2.gif

Nada impede de utilizarmos notas de causa/ação cadastradas no sistema de forma global, mas fica aí uma dica para quem quer otimizar os relatórios de pareto.

Vamos então aprender como se faz isso?

Para cadastrar uma nota de causa/ação global, ou seja, notas que são dispostas para todas as cartas já pré-definidas no sistema vá ao menu “Configuração / Definir Notas” da janela principal do Datalyzer Hub.

fig3.gif

Para cadastrar notas de causa/ação de forma individual, ou seja, notas que serão dispostas para apenas uma característica, vá ao menu “Arquivo / Abrir Característica” abra a característica para qual se deseja cadastrar as notas de causa/ação.

Na janela de criação / edição da característica vá ao menu “Opções / Notas de Causa” ou “Opções / Notas de Ação” e clique na opção “Excluir Notas Globais de Causa” ou “Excluir Notas Globais de Ação”.

fig4.gif

Para inclusão de notas de causa / ação utilize a opção “Opções / Nota de Causa / Atribuir” ou “Opções / Nota de Ação / Atribuir”.

fig5.gif

O resultado dos procedimentos é percebido ao gerar um relatório de pareto ordenado por notas conforme visto no começo desse informativo.

Bom trabalho e até o próximo informativo!

http://www.datalyzer.com.br