CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano III - Nº 25 - Setembro/2006
Relatório definido pelo usuário

Olá amigos usuários do Datalyzer!

Neste mês, iniciamos mais um ano de informativos CEP Tech, o Ano III, e iremos aprender a criar um relatório no qual se pode escolher quais índices estatísticos, gráficos, dentre outras informações irão compor o relatório conforme necessitamos, ou seja, um relatório customizado.

ATENÇÃO: Dependendo da versão e registro do Datalyzer, este poderá ter ou não os recursos que serão mostrados nesse informativo.

Mãos à obra!

Na janela principal do Datalyzer Spectrum vá ao menu Configuração / Definir Relatórios / Definido pelo Usuário como mostra a imagem abaixo.

fig1.gif

Na próxima tela, digite um nome para o relatório que irá criar. No exemplo abaixo foi adotado o nome: EXEMPLO - CEP TECH.

fig2.gif

Após o procedimento acima, aparecerá a tela de configuração do relatório definido pelo usuário.

Nessa etapa devemos configurar o relatório conforme desejamos.

Fica a critério do usuário a utilização dos recursos que serão apresentados, entretanto vamos definir as etapas básicas na configuração do relatório.

Vide figura abaixo:

fig4.gif
  1. Preencha os campos de Título, Comentário, Etiqueta, Subtítulos, Rodapé conforme sua necessidade. Se marcar a opção Data, será impressa a Data no relatório.

  2. Marque as opções de layout para o relatório. Exemplo: pode ser incluído o logo da companhia no relatório bem como o nome do gráfico.

  3. Escolha o tipo de gráfico.

  4. Escolha o formato para o relatório.

  5. Nessa etapa pode ser escolhida uma das seguintes opções:

    Arquivo Simples

    Quando a opção “Arquivo Simples” é selecionada, o relatório do usuário processará as características de uma parte. Depois que o formato do relatório é configurado e salvo, cada vez que o relatório for executado, uma parte particular e conjunto de características podem ser selecionados para o processamento. As opções de grupos de impressão não são disponibilizadas para o recurso de “Arquivo Simples”.

    Arquivos Múltiplos

    A opção “Arquivo Múltiplo” permite que o relatório definido pelo usuário use os dados de características de mais de uma parte. “Arquivo Múltiplo” é tipicamente utilizado em conjunto com as facilidades de grupos de impressão e/ou grupo de dados. Botões estão disponíveis para atribuí-los como filtros para o relatório do usuário. Vá para a área de configuração para criar grupo de dados e grupos de impressão.

    Pode-se fazer uso da opção “Grupos de Impressão”. Para maiores informações sobre esse recurso consulte o link abaixo:

    http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info12/12.html

  6. Defina o subtotal do relatório.

  7. Na área “Estatísticas Disponíveis”, dê um duplo clique nos índices estatísticos desejados para serem disponibilizados no relatório. Os índices estatísticos escolhidos serão enviados para área chamada “Estatísticas/Comprimento” no lado esquerdo da tela.
  8. Para maiores informações sobre os índices estatísticos disponíveis consulte o link abaixo:

    http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/docs/arquivos/doc6/6.html

Para gerar o relatório que acabamos de configurar, na janela principal do Datalyzer Hub vá ao menu “Relatórios / Resumos / Definido pelo Usuário”.

fig5.gif

Clique no nome do relatório que acabou de criar e depois no botão “OK”.

fig6.gif

Até o próximo mês pessoal!

http://www.datalyzer.com.br
Antes de imprimir este informativo, pense em sua responsabilidade e compromisso com a natureza.