CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano III - Nº 26 - Outubro/2006
Pesquisa de Parâmetro

Olá amigos!

Considerem o fato de um mesmo produto ser produzido em várias máquinas. Poderíamos ter diferentes cartas do mesmo produto para cada máquina, porém nesse caso o Datalyzer nos fornece um recurso que permite atribuir a mesma seqüência de características a vários satélites de forma a termos as mesmas cartas de controle para processos individuais, reduzindo então drasticamente o número de características a serem criadas e mantidas.

O recurso do Datalyzer que nos proporciona isso é a “Pesquisa de Parâmetro”.

Para efeito de aprendizagem, iremos tomar de exemplo como “filtro” para nossa carta de controle o parâmetro “Máquina”, porém “Filtros” podem ser usados para comparar operadores, turnos, ferramentas, etc.

1. Na tela principal, selecione o menu CONFIGURAÇÃO e o item DEFINIR PARÂMETRO.
Crie um parâmetro chamado “Máquina #” e associe-o às partes e características que se deseja filtrar.

fig1.gif

2. Ainda na tela principal, selecione ARQUIVO, ABRIR SEQÜÊNCIA. Selecione a seqüência contendo as características que se quer filtrar.

fig2.gif

3. Na janela de configuração de seqüência, selecione OPÇÕES. A área de pesquisa de parâmetro está localizada no centro da tela de opções. O campo “Nome do Parâmetro” contém uma lista de todos os parâmetros associados à seqüência selecionada. Selecione “Máquina #” da lista.

fig3.gif

4. Entre com a informação de filtro no campo “Valor para igualar”, da forma que se queira que o filtro opere. O filtro varre os dados existentes e mostra somente os dados compatíveis com o conteúdo do campo “Valor para igualar”. O valor de busca pode ser deixado em branco, receber um valor ou preenchido com a palavra “PAGENAME” (Nome da Página), dependendo de como se quer que o filtro trabalhe. Sobre as opções disponíveis de configuração do recurso.

  • Deixar o Campo em Branco

    Deixar o campo “Valor para igualar” em branco fará com que uma pesquisa pela Máquina # seja iniciada toda vez que a seqüência for executada. Quando o operador executar a seqüência, surgirá uma janela pedindo pela Máquina # antes que ele possa entrar com o dado dessa característica. Após ele fornecer a Máquina #, o DataLyzer® ordena os dados de acordo com aquele parâmetro. Esse método requer menos configurações, mas cada máquina não terá uma área designada permanente dentro da configuração do programa.

  • Inserir um Conteúdo

    Ao inserir um conteúdo no campo “Valor para igualar” os dados serão classificados automaticamente antes de a seqüência ser executada. Por exemplo, se o valor digitado for 343, somente os dados que tenham o parâmetro máquina igual a 343 serão mostrados na seqüência. Usando esse método, uma seqüência separada deve ser criada para cada máquina a ser pesquisada. Quando estiver olhando a tela de entrada de dados em uma carta de controle, o operador será capaz de ver os processos combinados de todas as máquinas.

  • Inserir PAGENAME (Nome da Página)

    Digitando “PAGENAME” como conteúdo do campo “Valor para igualar”, os dados serão organizados pelo nome de suas páginas no satélite. Usando esse método, uma página de satélite deve ser criada para cada máquina. Da estação, o operador pode selecionar a máquina em que está trabalhando e lançar os dados em várias seqüências, todas localizadas dentro da página de satélite da Máquina.

Até breve amigos!

http://www.datalyzer.com.br
Antes de imprimir este informativo, pense em sua responsabilidade e compromisso com a natureza.