CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano III - Nº 29 - Janeiro/2007
Automatização de Parâmetros

Olá, caros usuários do Datalyzer Spectrum.

Neste informativo, abordaremos um novo recurso do Datalyzer Spectrum disponível a partir da versão 2.54.

Este novo recurso permite relacionar os valores de dois parâmetros, de modo que os valores de um parâmetro dependam dos valores de outro com o qual está relacionado.

A seguir, veremos um exemplo em que, quando o usuário digitar um determinado valor para o parâmetro "TURNO", automaticamente o parâmetro "OPERADOR" será preenchido com o nome do operador que atua no turno especificado.

Vamos lá?!

Para realizar a automatização de um parâmetro, acesse o menu "Configuração" / "Definir Parâmetros" na janela principal do módulo Hub. Observe a figura abaixo:

fig1.gif
Figura 1: Janela principal do módulo Hub.

Após clicar no menu "Definir Parâmetros", a seguinte janela será exibida. Selecione o parâmetro que você deseja automatizar e clique no botão "Editar".

fig2.gif
Figura 2: Lista para seleção do parâmetro.

Em seguida, a janela de configuração do parâmetro selecionado será exibida. Clique no botão "Automatização" destacado na figura abaixo.

fig3.gif
Figura 3: Janela de configuração de parâmetros.

Após clicar no botão "Automatização", a seguinte janela aparecerá. Marque a opção "Consultar a tabela", como destaca a figura abaixo.

fig4.gif
Figura 4: Janela de automatização de parâmetros.

Em seguida, selecione na lista destacada na figura abaixo o parâmetro com o qual você deseja relacionar o parâmetro que está sendo automatizado.

fig5.gif
Figura 5: Janela de automatização de parâmetros - Lista de parâmetros.

Para finalizar a automatização do parâmetro, preencha a tabela à direita da lista de parâmetros conforme as orientações da seguinte figura. Clique no botão "OK" para confirmar a configuração realizada.

fig6.gif
Figura 6: Janela de automatização de parâmetros - Tabela de valores dos parâmetros.

Neste exemplo, as seguintes relações foram criadas:

  • Quando o usuário digitar/selecionar o valor "TURNO 1" no parâmetro "TURNO" durante a coleta de dados, automaticamente o parâmetro "OPERADOR" receberá o valor "MARCELO".
  • Se o usuário digitar/selecionar o valor "TURNO 2" no parâmetro "TURNO",o parâmetro "OPERADOR" preenchido com o valor "RICARDO".

Após clicar no botão "OK", a caixa "Bloqueado (Sem entrada manual)" será marcada na janela de configuração do parâmetro, indicando que o operador não poderá digitar nenhum valor para o parâmetro. Neste caso, o parâmetro será preenchido conforme o valor selecionado no parâmetro com o qual está relacionado. A figura abaixo destaca a caixa de seleção "Bloqueado (Sem entrada manual)".

fig7.gif
Figura 7: Janela de configuração de parâmetros - Caixa de seleção "Bloqueado (Sem entrada manual)".

A figura abaixo demonstra o funcionamento da automatização de parâmetros durante a coleta de dados. No caso, o usuário selecionou o valor "TURNO 1" e o parâmetro "OPERADOR" foi preenchido automaticamente com o nome do operador ("MARCELO") que atua nesse turno.

fig8.gif
Figura 8: Janela de coleta de dados - Parâmetros

Esperamos que aprovem este novo recurso.

Bom trabalho e até o próximo mês, pessoal!

http://www.datalyzer.com.br
Antes de imprimir este informativo, pense em sua responsabilidade e compromisso com a natureza.