CEP - Controle EstatÝstico de Processo
Ano III - N║ 36 - Agosto/2007
Calcular e armazenar numa característica
a média das amostras inseridas em outra característica

Prezados usuários.

O recurso a ser abordado nesse mês é a função AVGC( ) do Datalyzer Spectrum, q qual permite calcular e armazenar em uma característica a média dos valores de amostras inseridas em uma outra característica.

A utilização desse recurso se faz necessária por exemplo, quando se precisa de um relatório ou carta de controle que avalie e contenha apenas o valor da média. Entretanto esse método substancialmente reduz a variação do processo e somente deverá ser usado com expressa autorização do cliente.

Exemplo:

Considere uma característica de nome “característica1” com um tamanho de subgrupo igual a três.
Para encontrar a média, três valores de amostras deverão ser inseridos. Entretanto esses três valores de amostras distintos, juntamente com a média gerada, serão armazenados em um subgrupo da “característica1”, normalmente utilizando a carta X-R.

Uma característica separada (ex: característica 2) pode ser criada com tamanho de subgrupo igual a 1 (um) e contendo a função AVGC( ) referenciando a característica original (característica1).

A média do subgrupo da característica original (característica1) será calculada e armazenada em um subgrupo que irá conter uma única amostra (valor da média) na característica 2 (produzindo uma carta de controle X-AM – amplitude móvel).

Por característica original entenda como sendo a característica do tipo X-R que contém as leituras e média.

Por característica média entenda como sendo a característica do tipo X-AM (amplitude móvel) que irá conter apenas a média calculada a partir das leituras de amostras da característica original.

Deve-se então:

Ter em mente qual característica existente na base de dados do Datalyzer será a característica original.

Ou

Criar uma característica para ser a característica original.

Entretanto em ambos os casos o tamanho de subgrupo deve ser igual ou maior a 2.

Após escolhida ou criada a característica original, deve-se criar a característica média com as mesmas especificações (limites superior e inferior) e tamanho de subgrupo igual a 1.

janela de criação/edição da característica média, vá ao menu “Opções / Função”.

Será então apresentada a janela de funções.

Após localizar, dê um duplo clique na função AVGC( ) da lista de funções disponíveis e insira entre os parênteses a referência da característica original.

No exemplo, a característica original possui nome “caracteristica1” ficando a fórmula no formato como ilustra a figura abaixo:

Para usar esse recurso sempre use a característica com a identificação “C” precedida (Exemplo: C120). Não utilize a identificação “S”.

O próximo passo é criar uma seqüência com as duas características (característica original e característica média) nessa ordem.

Exemplo:

A entrada de dados ocorrerá da seguinte maneira:

A primeira característica (característica original) recebe e armazena as leituras.

A segunda característica (característica média) automaticamente calcula a média a partir das leituras de amostras inseridas na “característica1” e armazena apenas a média.

Bom trabalho!

http://www.datalyzer.com.br