CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano I - Nº 11 - Julho/2005
Relatórios de Pareto Ordenados por Parâmetro

Olá amigos usuários! Estamos juntos novamente para descrever mais um recurso do DataLyzer!

Trata-se de umrelatório que mostra características múltiplas combinadas em um quadro como também um arranjo de defeitos associado a cada parâmetro. Esta nota de aplicação explicará relatórios de pareto através de parâmetro.

Para tal procedimento será considerada a existência de característica(s) de atributo, parâmetro(s) a ela linkado(s) bem como valores nessa(s) característica(s) e parâmetro(s) em questão.

Para visualizar esse relatório, selecione Relatórios / Pareto / Defeitos por Parâmetro no menu principal do DataLyzer Spectum.

Selecione a parte que contém a(s) característica(s) que você deseja ver. Na próxima janela, selecione a(s) característica(s), bem como o parâmetro na tela seguinte, como mostra as duas próximas telas.


Esta tela mostra o valor da porcentagem das amostras totais de cada operador que está defeituosa o que se consegue clicando no botão "Amostras".

Na tela de exemplo abaixo, temos a percentagem de defeitos da amostra divididas por operador (no exemplo), o que se consegue clicando no botão "Defeitos".

Botão Barra Empilhada: permite aos usuários determinar quanto de cada defeito corresponde ao responsável cada valor de parâmetro. Cada tipo de defeito é nomeado uma cor, e a barra para cada parâmetro é dividida para mostrar a relação de defeitos por parâmetro. A visão de barra empilhada só pode ser usada se houver 16 ou menos defeitos. Para ver barras sólidas, clique no botão “Barra única”.

Limitações: Não é sugerido que esse relatório seja visualizado com atributos de DPMO, ou com atributos onde mais defeitos são encontrados que amostras selecionadas. Em ambos os casos, o “por cento de amostras” será simbólico porque a quantia de defeitos será maior que o número de partes inspecionadas, causando porcentagens maiores que 100%.

Também há as opções para impressão e envio por e-mail.

Até o próximo mês pessoal!

http://www.datalyzer.com.br