CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano IV - Nº 39 - Novembro/2007
Opções de consulta para pesquisa de parâmetros

Olá, prezados usuários.

Na janela de entrada de dados da carta de controle, ou antes da visualização da maioria dos relatórios do Datalyzer Spectrum, é possível realizar uma consulta por um determinado período de tempo e especialmente por um ou mais parâmetros.

Vale lembrar que os parâmetros a serem usados na consulta devem estar associados à característica que está sendo analisada.

Após a pesquisa, os dados e gráficos estarão relacionados à pesquisa realizada. Para tanto, o Datalyzer permite algumas opções de consulta de parâmetros que podem vir a ser necessárias dependendo do que se deseja obter com a consulta.

Uma dessas opções é o uso do operador ‘LIKE’ na consulta, que é usado para encontrar dados que sejam iguais a um valor estipulado. Exemplo: a imagem abaixo ilustra uma pesquisa onde se deseja encontrar os subgrupos que foram inseridos pelo operador de nome ‘Bob’.

Janela de pesquisa - operador LIKE

Caso o operador de nome Bob também tenha inserido dados, porém com os valores Bobb ou Bobby, é possível encontrar todos os subgrupos pertencentes à Bob, Bobb ou Bobby com apenas uma pesquisa. Utiliza-se então o caractere de % na frente do valor que se deseja encontrar.

Uma outra situação é caso deseje procurar por nomes que possuem um caractere diferente, pode-se então utilizar um caractere curinga na posição desse caractere que é diferente em vários nomes.

Janela de pesquisa - operador LIKE

Por exemplo: caso configuremos o campo condição de teste com o nome ‘T_m’ os subgrupos que tenham o parâmetro OPERADOR com os valores iguais Tom ou Tim serão exibidos.

A combinação dos caracteres % e _ pode ser realizada a fim de se obter a pesquisa desejada, como ilustra a imagem abaixo, que irá retornar subgrupos inseridos pelos operadores Tom Parker ou Tim Parks.

Janela de pesquisa - operador LIKE

Bom trabalho!

http://www.datalyzer.com.br