CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano IV - Nº 42 - Fevereiro/2008
Relatório de Notas de Causa e Ação

Olá, prezados usuários.

Neste informativo, apresentamos um recurso muito importante para o acompanhamento das ações realizadas em um processo quando ocorrem situações imprevistas.

Durante a coleta de dados, o módulo Satellite do Datalyzer Spectrum permite inserir notas de causas da ocorrência de determinados pontos ou notas de ações que devem ser tomadas. Essas notas podem ser pré-definidas no módulo Hub (Spectrum) do software acessando o menu demonstrado na figura abaixo:

Menu Configuração, Definir notas do Módulo Hub do software

Com as notas já pré-definidas, os operadores podem inseri-las no módulo Satellite durante a coleta de dados. Geralmente, as notas são inseridas quando ocorrem causas especiais como, por exemplo, um ponto fora dos limites de especificação, que exibe a mensagem demonstrada na figura abaixo:

Mensagem de alarme - Fora dos Limites de Especificação

Caso o usuário clique em "Yes" (Sim), a seguinte janela aparecerá para que ele insira as notas.

Tela de inserção de notas do módulo Satélite

As caixas "Causas" e "Ações" contém as notas que foram pré-definidas pelo usuário no módulo Hub (Spectrum). A caixa "Nota de" permite que o usuário digite, caso necessário, um comentário extra para a causa ou a ação da coleta de dados atual.

Para visualizar todas as notas inseridas durante a coleta de dados, acesse o menu "Relatórios", "Notas" na janela principal do Datalyzer Spectrum, como mostra a figura abaixo.

Menu de acesso ao relatório de notas do Datalyzer Spectrum

Após acessar o menu, a seguinte janela será exibida.

Tela inicial do relatório de notas

Para gerar o relatório, clique inicialmente no botão "Selecionar Parte/Característica", que exibirá a seguinte janela.

Tela para selecionar grupo de dados

Na janela acima, selecione o grupo de dados a qual pertence a parte que contém as características das quais se deseja visualizar o relatório. Após clicar no botão OK, a seguinte janela aparecerá.

Tela para selecionar parte

Na janela acima, selecione a parte que contém as características das quais se deseja visualizar o relatório e clique em OK. Após isso, será exibida a seguinte janela.

Tela para selecionar características

Na janela acima, selecione uma ou mais características das quais se deseja visualizar o relatório. Caso queira filtrar os dados do relatório por data ou parâmetros (turno, operador, etc), clique no botão "Pesquisar". Após confirmar a seleção das características, clique no botão OK.

Caso você não selecione nenhuma característica e clique no botão "Visualizar", a seguinte mensagem aparecerá informando que não é possível gerar o relatório sem selecionar características.

Mensagem informando que o usuário deve selecionar uma ou mais características para visualizar o relatório

Há duas opções na janela de configuração do relatório:

  • Exibir Notas do Sistema (Sobrepor Configurações do Sistema): permite que o relatório contenha informações adicionadas pelo próprio Datalyzer Spectrum durante a coleta de dados;
  • Use Separate Pages for Each Characteristic: força o relatório a exibir notas de características diferentes em páginas diferentes.

Após clicar no botão "Visualizar", o relatório será exibido conforme o exemplo abaixo:

Relatório de Notas

Até o próximo mês!

http://www.datalyzer.com.br