CEP - Controle Estatístico de Processo
Ano V - Nº 52 - Abril/2008
Inquérito estatístico

Neste informativo, apresentamos um recurso que pode ser utilizado como uma ação interna ou externa de sua empresa, os Inquéritos Estatísticos.

Para que servem os Inquéritos Estatísticos?

  • Para recolher informação quantitativa nos campos de marketing, sondagens políticas e pesquisas nas ciências sociais.

Tipos de Inquéritos Estatísticos:

  • Entrevista: quando as perguntas são colocadas por um pesquisador;
  • Questionário: quando as questões são administradas pelo respondente.

Estrutura e Padronização

  • As questões devem ser ordenadas de forma que uma questão não influencie a resposta e as questões subseqüentes;
  • São padronizados para assegurar a confiança, generalidade e a validade. Cada respondente deverá ser apresentado com as mesmas questões e na mesma ordem que os outros respondentes.

Vantagens dos Inquéritos

  • Forma eficiente de coletar informação de um grande número de respondentes. Grandes amostrar são possíveis. Técnicas estatísticas podem ser usadas para determinar a validade e significância estatística;
  • Podem recolher uma grande variedade de informação. Podem ser usados para estudar atitudes, valores, crenças e comportamentos passados;
  • Por estarem padronizados, estão relativamente livres de vários tipos de erros;
  • Relativamente fáceis de ministrar;
  • Há economia de coleta de dados devido à padronização das questões, que são focadas nos objetivos.

Desvantagens dos Inquéritos

  • Dependem da motivação dos sujeitos, sua honestidade, memoria e capacidade de resposta;
  • Não são apropriados para estudar fenômenos sociais complexos. O indivíduo não é a melhor unidade de análise nestes casos;
  • As amostras de inquéritos são normalmente auto-escolhidas, e por isso amostras sem probabilidade das quais as características da população não podem ser inferidas.

Vantagens dos questionários auto-administrados

  • São menos caros que as entrevistas;
  • Não requerem um grande número de entrevistadores qualificados;
  • Podem ser ministrados em grande número, num curto espaço de tempo, num só lugar;
  • A anonimidade e a privacidade encorajam respostas mais cândidas e honestas;
  • Rapidez de ministração e análise;
  • Possível de ser processada por computador;
  • Menor pressão nos respondentes.

Vantagens das entrevistas

  • Menos questões mal entendidas e respostas impróprias;
  • Menos respostas incompletas;
  • Maior taxa de respostas;
  • Maior controle sobre o ambiente no qual o inquérito é ministrado.

Pense nas possibilidades de aplicação de inquéritos estatísticos nas ações de sua empresa e tenha melhores resultados.


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Até a próxima edição!

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