CEP - Controle Estatístico de Processo
Inquérito estatístico

Neste informativo, apresentamos um recurso que pode ser utilizado como uma ação interna ou externa de sua empresa, os Inquéritos Estatísticos.

Para que servem os Inquéritos Estatísticos?

  • Para recolher informação quantitativa nos campos de marketing, sondagens políticas e pesquisas nas ciências sociais.

Tipos de Inquéritos Estatísticos:

  • Entrevista: quando as perguntas são colocadas por um pesquisador;
  • Questionário: quando as questões são administradas pelo respondente.

Estrutura e Padronização

  • As questões devem ser ordenadas de forma que uma questão não influencie a resposta e as questões subseqüentes;
  • São padronizados para assegurar a confiança, generalidade e a validade. Cada respondente deverá ser apresentado com as mesmas questões e na mesma ordem que os outros respondentes.

Vantagens dos Inquéritos

  • Forma eficiente de coletar informação de um grande número de respondentes. Grandes amostrar são possíveis. Técnicas estatísticas podem ser usadas para determinar a validade e significância estatística;
  • Podem recolher uma grande variedade de informação. Podem ser usados para estudar atitudes, valores, crenças e comportamentos passados;
  • Por estarem padronizados, estão relativamente livres de vários tipos de erros;
  • Relativamente fáceis de ministrar;
  • Há economia de coleta de dados devido à padronização das questões, que são focadas nos objetivos.

Desvantagens dos Inquéritos

  • Dependem da motivação dos sujeitos, sua honestidade, memoria e capacidade de resposta;
  • Não são apropriados para estudar fenômenos sociais complexos. O indivíduo não é a melhor unidade de análise nestes casos;
  • As amostras de inquéritos são normalmente auto-escolhidas, e por isso amostras sem probabilidade das quais as características da população não podem ser inferidas.

Vantagens dos questionários auto-administrados

  • São menos caros que as entrevistas;
  • Não requerem um grande número de entrevistadores qualificados;
  • Podem ser ministrados em grande número, num curto espaço de tempo, num só lugar;
  • A anonimidade e a privacidade encorajam respostas mais cândidas e honestas;
  • Rapidez de ministração e análise;
  • Possível de ser processada por computador;
  • Menor pressão nos respondentes.

Vantagens das entrevistas

  • Menos questões mal entendidas e respostas impróprias;
  • Menos respostas incompletas;
  • Maior taxa de respostas;
  • Maior controle sobre o ambiente no qual o inquérito é ministrado.

Pense nas possibilidades de aplicação de inquéritos estatísticos nas ações de sua empresa e tenha melhores resultados.


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Até a próxima edição!

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