![]() |
CEP - Controle Estatístico de Processo Abril/2019
Gestão da Qualidade: Abordagem sistemática para a gestão |
Olá amigos. Trazemos nesta edição, a Abordagem Sistemática para a Gestão. Esse princípio orienta a Organização a identificar, entender, controlar e gerenciar os processos inter-relacionados, contribuindo para sua eficácia e eficiência na busca dos objetivos determinados. Ao adotar esses conceitos, a direção passa a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria que garantirão o sucesso da empresa. A aplicação dessa abordagem permite a definição de um sistema estruturado, com objetivos bem determinados e uma forma de alcançá-los de maneira mais efetiva e eficiente. Os processos são abordados, também, de forma estruturada, proporcionando uma melhor compreensão dos papéis e responsabilidades dos colaboradores, com uma finalidade comum e, por conseqüência, com uma redução das barreiras entre cargos e funções. As operações devem ser identificadas e definidas, assim como os processos devem ser compreendidos em suas interdependências, promovendo uma melhora por meio de monitoramentos e avaliações, especialmente em sua capacidade de estabelecer as limitações de seus recursos, antes de alguma ação. Ao estabelecer esses princípios, criam-se as condições para uma melhor integração e alinhamentos dos processos. Com isso, aumenta-se a chance de se alcançar os resultados esperados, com melhorias nos trabalhos em equipe, concentração de esforços nos processos mais importantes e maior confiança à consistência e eficiência da Organização.
|
Cartas de Atributo c A carta c mede o número de não-conformidades em um lote inspecionado (em oposição ao número de itens não-conformes encontrados, como no caso de uma carta Np). A carta c requer um tamanho de amostra ou quantidade de material inspecionado constantes. Ela é aplicada em dois dos maiores tipos de situações de inspeção:
Para a coleta de dados, o tamanho das amostras inspecionadas precisa ser constante para que os valores marcados de c indiquem as alterações no desempenho da qualidade (taxa de ocorrência de não-conformidades, c) ao invés de mudanças na quantidade amostrada (de mesmo tamanho, N).
Para calcular os limites de controle, primeiro calculamos a média do número de não-conformidades do processo (Conformidades do processo)
onde Após o cálculo desse dado, os limites de controle ficam:
Bom pessoal é isso aí, até a próxima. |
![]() http://www.datalyzer.com.br |