CEP - Controle Estatístico de Processo
|
||
O QFD – Quality Function Deployment é uma metodologia que tem por objetivo identificar as necessidades dos clientes frente aos produtos e serviços, fazendo assim com que os desejos do cliente sejam compreendidos e atendidos por todos os departamentos da empresa. Numa visão empresarial, o grande objetivo é a maximização do valor do produto, aumentando o nível de satisfação do cliente a um preço concorrencial. Um pouco da história... Nos Estados Unidos, em 1983, Dr. lshikawa dirigiu uma delegação japonesa e explicou esta filosofia a alguns integrantes da empresa Ford Motor Co. Á partir de então, missões técnicas para o Japão foram organizadas pela ASI (American Suppher Institute), com o objetivo de conhecer melhor as aplicações dessa metodologia integrada ao Controle da Qualidade Total visando o que o cliente deseja. No Brasil o QFD só começou a analisado no final da década de 80 e início de 90. Ainda é pouco difundido, mas empresas como a Consul do grupo Brasmotor, a IBM Brasil e algumas empresas automotivas já estão utilizando esta metodologia para o desenvolvimento de novos produtos. É encarado por alguns especialistas como uma das ferramentas da qualidade, mas o QFD é mais do que isso, é uma ferramenta de planejamento para desenvolvimento que contribui para a garantia da qualidade. Abaixo seguem três problemas a serem encarados no QFD para o desenvolvimento de produtos:
Veja abaixo os objetivos que podem ser atingidos com a aplicação do QFD na empresa:
As 4 Fases do Desenvolvimento do Produto A primeira fase é identificada pelo Planejamento do Produto e nela precisamos identificar as oportunidades de mercado presentes, identificar e alocar recursos humanos, físicos e tecnológicos. É necessário também saber quais máquinas ou equipamentos serão utilizados para produzir o produto, não se esquecendo de que também é importante planejar prazos, analisar à qual público se destinará o produto a ser criado e quanto será cobrado por esse produto. Na fase de Planejamento dos Componentes devemos identificar o que é necessário para que o produto seja desenvolvido, qual matéria prima será utilizada na produção e quais componentes deverão estar contidos no produto. A fase de Planejamento do Processo envolve saber como o produto será desenvolvido, quais requisitos da produção, ou do departamento da qualidade deverão ser seguidos durante a produção. Está ligada com a próxima fase. Para finalizar, na fase de Planejamento da Produção é preciso identificar as operações de produção, quais serão os processos pelos quais o produto passará e quanto tempo levará cada estágio da produção. ![]() As quatro fases do desenvolvimento do produto |
||
![]() doutorcep@datalyzer.com.br |
||
Olá amigos leitores. É bom estarmos juntos mais um mês para darmos continuidade às ferramentas da qualidade. 6ª Ferramenta – Gráfico Linear (Série Temporal) Definição Consiste em um gráfico com pontos sucessivos que mostre a distribuição de uma variável em função do tempo sendo ligados por meio de linhas retas, posto que nenhuma informação é dada sobre a população durante os anos intermediários. Motivo esse que leva esse gráfico a ser denominado de gráfico linear (série temporal). Propósitos Avaliar a evolução de um conjunto de dados ao longo do tempo. Construção Seguem os passos para elaboração de um gráfico linear.
Exemplo A tabela abaixo representa a população dos Estados Unidos (em milhões) para os anos 1840, 1850,..., 1860. ![]() (Fonte: Serviço de Recenseamento) Temos então o seguinte gráfico linear: ![]() A população representada no eixo y é uma variável dependente e o tempo, eixo x, é independente. Os pontos são localizados do modo usual, por meio das coordenadas lidas na tabela, por exemplo, (1880, 50,2). No gráfico é possível perceber que há uma tendência apontando o crescimento da população americana no decorrer dos anos. Um outro método para se representar o mesmo acima é o gráfico de barras, mostrado abaixo: ![]() Interessante colocar amigos, que no Datalyzer Spectrum é possível acompanhar a variação de índices estatísticos como CPK, CPR, CPI, PPK, PPR E CP no decorrer de determinado tempo para averiguarmos através desse benchmarch melhorias ou não processo como mostra a tela abaixo. ![]() Para maiores informações consulte o link abaixo: http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/docs/arquivos/doc19/19.html Até o próximo mês pessoal, onde veremos a última das sete ferramentas da qualidade.
|
||
http://www.datalyzer.com.br | ||